Água um recurso natural em extinção


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 26 de fevereiro de 2013 e está arquivada em Especial, Uberaba, Uberaba em foco.


A água é um recurso natural  em extinção. Podemos viver sem água por cerca de 5 dias apenas. Isto é, em situações onde você não perde água através do suor, se você não chorar sequer uma gota de lágrima . Sabendo disso vamos fazer a nossa parte e preservar.

 

A importância da água para nossas vidas.

 

A água é o constituinte característico da Terra, sendo considerado um ingrediente essencial para a vida, pois a água é o recurso mais precioso que a Terra fornece a toda humanidade. Mas, o problema é que vários países a tratam com negligência, mas nós seres humanos devem tratar esse recurso com total respeito e procurar manter os reservatórios naturais, afinal ela é a fonte da vida.
“Brasil, país da água”. O Brasil é um país bem privilegiado, pois possui muita água doce, a qual é usada pelos seres vivos. A Bacia Amazônica possui 1/6 da água doce, porém muitos rios já secaram por falta de cuidados, como por exemplo, desmatamento em suas nascentes, desertificação e assoreamento de suas margens.
A importância da água para o nosso organismo

 

A água transporta pelo nosso organismo os nutrientes e os detritos celulares resultantes dos processos metabólicos. A água transporta também outras substâncias, como hormonais, enzimas e células sanguíneas.

 

A água é um excelente solvente e meio de suspensão, muito substâncias dissolvem-se ou chegam mesmo a estar suspensas, permitindo que existam reações químicas para formar novos compostos. Estas propriedades facilitam também a eliminação das toxinas acumuladas no nosso organismo através da urina.
Outro dos benefícios da água tem a ver com o seu efeito lubrificante nas nossas articulações. A desidratação nas cartilagens provoca movimentos abrasivos quando existe qualquer movimento ósseo resultante de uma deficiente hidratação das extremidades ósseas. ● A água é um dos reguladores de temperatura do nosso organismo.

 

A água é essencial para todos os processos fisiológicos de digestão, absorção assimilação e de excreção.

 

Que quantidade de água se deve beber?

 

A quantidade de água que se deve beber depende da constituição física, do nível de atividade e da temperatura do ar. O corpo humano perde uma quantidade significativa de água através da respiração, transpiração e urina (através da respiração perde cerca de meio litro de água por dia). Por tudo isto, os especialistas recomendam que se beba pelo menos 2 litros de água por dia. Beber bastante água faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente. É necessário ter especial atenção em situações de doença, esforço físico prolongado e outras que possam requerer uma maior ingestão de água.
Com que frequência se deve beber água?A quantidade de água perdida pelo organismo deve ser reposta gradualmente ao longo do dia, assim os 2 litros de água recomendados, devem ser ingeridos em porções e intervalos regulares. Em situações particulares em que haja perdas maiores de água, deve aumentar-se a quantidade de água ingerida. A sede é um indicador tardio de falta de água. Com efeito, quando se tem vontade de beber água, é porque dela o organismo precisa há já algum tempo.
Existe uma maneira fácil de reconhecer se a quantidade de água ingerida é suficiente. Quando a urina é eliminada em grandes quantidades e tem uma cor clara, a quantidade de água é suficiente. Se, pelo contrário, a urina é eliminada em pequenas quantidades e tem uma cor escura, é necessário aumentar o consumo de água.

 

 


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

Exposição “Pintura/Pinturas”
Mesa-redonda na Uniube discute segurança
Corrida da Saúde distribuirá R$ 6 mil em prêmios