Prós e contras do inverno para a pele


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 27 de May de 2014 e está arquivada em Dicas de Beleza.


Frio é a melhor época para realizar tratamentos estéticos, mas também exige cuidados especiais 

O mês de junho traz com ele o início do inverno, época ideal para quem precisa realizar algum tratamento estético. Isso porque muitos desses procedimentos não podem ser feitos em peles bronzeadas e proíbem a exposição do paciente ao sol, pois a radiação pode contribuir para o aparecimento de manchas e até mesmo cicatrizes. Mas, além de ser uma época aliada da beleza da pele, o inverno pede que tenhamos um maior número de cuidados para não ressecá-la. “Diferente do que a maioria das pessoas pensa, no inverno também temos que tomar uma grande quantidade de água para não ressecar a pele”, alerta a dermatologista Dra. Annia Lourenço, da Clínica da Pele Annia Lourenço.

No caso dos tratamentos estéticos, os lasers para a correção de cicatrizes e os ácidos para a retirada de manchas são os mais indicados para serem realizados nesta época do ano. “A pele fica muito fragilizada com o uso de lasers e ácidos e, se juntarmos a isso a exposição ao sol, o resultado pode ser mais negativo do que positivo”, alerta a dermatologista.

Segundo Dra. Annia, principalmente no caso dos lasers, algumas orientações são importantes, como em relação ao tom de pele. “Pessoas com pele morena tem maior risco de manchas.” Outra recomendação é ficar atento ao nível de dor. “Apesar de ser um tratamento dolorido, o paciente não pode sentir uma dor absurda, pois pode ser um sinal que está sendo usada energia em excesso”, diz. Outra reação comum é a vermelhidão, por isso é ideal fazer o procedimento em dias que não tenha nenhum compromisso importante.

Caprichando na hidratação

É comum vermos as mulheres mais preocupadas em hidratar a pele no verão, mas é no inverno que necessitamos de maiores cuidados já que o frio, naturalmente, resseca a pele. Além disso, nesta época ingerimos uma quantidade menor de água, diminuindo a hidratação. “No frio, as pessoas costumam tomar banhos com a água extremamente quente. Isso ajuda a retirar o óleo natural da pele, que funciona como uma camada de proteção para evitar a penetração de bactérias, fungos e vírus presentes no ar”, ressalta Annia Lourenço.

O ideal então é tomar banho frio mesmo no inverno? Não, esclarece a dermatologista. Basta apenas que os banhos sejam mais curtos e água não esteja tão quente a ponto de deixar a pele vermelha. Também é importante abrir mão das esponjas e de quantidades elevadas de sabão,   sendo preferíveis os sabonetes neutros ou com hidratante em sua fórmula.

Após o banho, é preciso caprichar na hidratação. Os cremes devem ser usados diariamente e o ideal é que sejam utilizados produtos diferentes para o rosto e para o corpo, pois a pele varia nas duas regiões. Pessoas com pele oleosa devem optar para um produto específico sem óleo em sua composição. “E sempre reforçando: faça frio ou faça calor, o protetor solar é indispensável para evitar os danos causados por raios solares”, orienta a dermatologista.


Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de: