Pele seca, com escamação e rachaduras? É o inverno


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 27 de junho de 2013 e está arquivada em Dicas de Beleza.


Dias frios exigem maiores cuidados com a pele, evitando doenças dermatológicas graves

Pele seca, com escamação e rachaduras? É o inverno

O inverno começou oficialmente na última sexta-feira, 21 de junho, mas na região já podemos perceber os efeitos do clima. Nessa época, uma parte do corpo que também precisa de atenção é a pele, pois o descuido pode gerar ressecamentos, escamação, rachaduras e, em casos mais graves, doenças dermatológicas sérias.

De acordo com a dermatologista Juliana Gumieiro, o grande vilão da pele durante o tempo frio é o chuveiro. “Nos dias mais frios costumamos tomar banhos muito quentes e muitas vezes, demorados. Isso retira a camada protetora da pele, chamada de manto lipídico, parte fundamental para manter a hidratação da pele e proteger contra fungos e bactérias. A perda deste manto deixa a pele seca e desprotegida contra sujeita, alergias e infecções”, afirma Juliana.

Além da pele, a dermatologista alerta para os cuidados com as unhas, cabelos e lábios. “É muito comum acontecer rachaduras nos lábios, isso porque eles ficam ressecados e muito finos. Já o cabelo é prejudicado pela combinação de água quente com secador e/ou chapinha e as unhas, muitas vezes esquecidas, enfraquecem e podem quebra ou descamar. Vale ressaltar que se suas mãos estão secas, suas unhas também estarão. Além disso, os cuidados com elas também são importantes, por ser uma principal ponte para entradas de bactérias principalmente na região da cutícula”, explica a dermatologista.

Se no verão existem algumas patologias típicas, no inverno também não é diferente. Entre as mais comuns para esta época do ano estão: as dermatites de contato e alérgicas, dermatite atópica, eritema pérnio (causa edema, vermelhidão e coceira), urticária ao frio (apresenta placas edematosas, que provocam inchaço na pele), dermatite seborréica e psoríase (placas avermelhadas com escamas grossas e brancas), entre outras.

Prevenção

Para manter a pele saudável no inverno é importante mantê-la sempre hidratada. “O recomendado é que se faça o uso de muito hidratante corporal, principalmente após o banho, pois além de melhorar a hidratação restaura a camada de proteção”, conta.  Além da hidratação a Dra. Juliana Gumieiro listou alguns cuidados que podem evitar problemas nesse inverno:

- Evite banhos demorados e muito quentes;

- Use sempre hidratante (logo depois do banho, com o corpo ainda úmido, é o ideal, pois a absorção fica mais fácil);

- Não deixe de usar o protetor solar, mesmo nos dias frios e nublados. Dê preferência para os que contêm hidratante;

- Se secar sempre muito bem, especialmente nas áreas mais sujeitas a infecções, com uma toalha macia. Para facilitar sempre se lembrar das áreas das dobras como axilas, face posterior joelhos, pés, mãos e virilhas;

- Não use bucha, isso retira a hidratação natural da pele. Prefira sabonetes suaves e hidratantes;

- Beba bastante água e coma frutas, legumes e verduras.


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

O girassol e seus significados ganha edição especial na TV Câmara
Seja no sol ou nas opções artificiais, bronzeamento é contraindicado
Utilizando o Círculo Cromático na composição da maquiagem