Como tratar pés rachados?


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 19 de fevereiro de 2014 e está arquivada em Dicas de Beleza.


  • Tweet
  • Tweet

Ter mãos e pés bem cuidados dão ar de higiene e zelo. E são elas, as unhas dos pés e das mãos bem feitas e limpinhas que chamam a atenção de muitos homens e também da mulherada ao escolher o parceiro (a).  Quando se fala em pés ressecados, o cuidado deve ser redobrado.  Mas o que causa a rachadura nos pés?  A dermatologista Juliana Gumieiro explica que andar descalço e com sandália sem amortecimento contribuem para que isso aconteça. “A pele dos pés sofre com os atritos dos sapatos, seguida da falta de hidratação, o que deixa a pele grossa e tendendo a rachar, em especial nos dedos e calcanhar. Alem disso, o impacto dos pés contra o chão estimulam o espessamento da pele no intuito de proteger as articulações. Por isso, o ideal seria usar sapatos com sistema de amortecimento de impactos associado a hidratantes específicos”, esclarece.

Os pés merecem sempre atenção adequada, pois são formados por ossos, ligamentos, articulações e músculos, além de unhas e cutículas, que vivem quase que sempre num espaço apertado, quente, como tênis e sapatos fechados.

Segundo Juliana, dentre os calçados sem salto que contribuem para que os dedos e a sola dos pés fiquem grossos e ressecados, as rasteirinhas e calçados sem nenhum tipo de salto provocam mais atrito nos calcanhares. E mais, ela explica que algumas doenças também desencadeiam as rachaduras, como problemas vasculares, micoses, psoríase e algumas alterações genéticas. “Tem pessoas que possuem ferimentos e rachaduras que levam ao sangramento e predispõe infecções bacterianas”, alerta a dermatologista.

Qual o tratamento? A indicação, afirma a dermatologista, é a hidratação com cremes a base de vaselina, ureia e lanolina. “Se mesmo com esses produtos o problema persistir é preciso usar outros tipos de tratamento com a ajuda de um especialista. Uma dica bem legal é ao hidratar os pés antes de dormir e colocar uma meia para que o produto fixe e deixe os pés mais macios. Além disso, fazer uso de palmilhas de silicone é eficaz, pois, ela age prevenindo recidivas”, orienta.

Cuidado no SPA dos Pés

O cuidado com os pés também são feitos nos salões de beleza. Na Clau Borges, um dos serviços oferecidos é o SPA dos Pés. O procedimento inclui o escalda pé, com um produto específico que elimina as células mortas, esfoliante, pedicure, sapatilha de tratamento para hidratação e massagem nos pés e panturrilha para aliviar a tensão do dia a dia. “Nada de lixar os pés demais para não deixá-los ainda mais grossos. O segredo é hidratar diariamente e se for lixar, caso o cliente goste, deve ser feito com cautela, sem exageros”, diz a hairstylist Claudina Borges, proprietária do salão de beleza Clau Borges HairandMakeUp.

Para a especialista, o corpo precisa de cuidados, não apenas os cabelos, mas as unhas dos pés e mãos. “Aqui a maior parte que nos procuram são as mulheres, mas os homens modernos tem se preocupado com a estética. Querem se sentir bem, cortar corretamente as unhas, retirar as cutículas e uns ainda optam por uma base. São ações que deixam as unhas limpas e mostram com a imagem pessoal”, avalia Claudiana Borges.


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

Estrias localizadas podem sumir com procedimento cirúrgico
Lipoaspiração pode ser solução para o acúmulo de gordura na região pubiana
Jamais compartilhe maquiagem!