Referências do setor de Agronegócio definem novo Plano Estratégico para FAZU


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 3 de December de 2014 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques.


Consolidar a FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) como a principal instituição de Ensino Superior na área de Produção Agropecuária para os Trópicos e na formação de jovens líderes e empresários para o Agronegócio Brasileiro é o desafio de uma equipe de profissionais renomados do setor de Educação e Ciências Agrárias do Brasil, constituída pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu).

Para alcançar este objetivo, ações estratégicas e operacionais a serem implantadas na FAZU a partir de 2015 estão sendo definidas durante reunião de imersão realizada entre os dias 02 e 04 de dezembro com a participação de parte da equipe da faculdade; da ABCZ e de consultores do setor de Educação e Agronegócio. Desta reunião, coordenada pelo professor Fernando Curi Peres, juntamente com o professor Sergio de Zen, consultores da ESALQ/USP, sairá o novo Plano Estratégico e Operacional da FAZU.

A reunião de imersão, promovida na cidade de Águas de São Pedro/SP, conta com a presença do professor Carlos Henrique Cavallari Machado (diretor acadêmico da FAZU), professora Juliana Paschoal (Coordenadora do curso de Zootecnia), professora Fausto Domingos Jr. (Coordenadora do curso de Agronomia), Luiz Claudio Paranhos (presidente da ABCZ), Jovelino Mineiro (diretor da ABCZ), Agrimedes Albino Onório (superintendente geral da ABCZ), Juan Lebron (superintendente de Marketing da ABCZ e coordenador de Pesquisa e Extensão da FAZU), Luiz Antonio Josahkian (superintendente técnico da ABCZ e professor da FAZU), professor Geraldo Barros (USP), professor Sergio de Zen (USP), professor Fernando Peres (USP), pesquisador e professor Ruy de Araujo Caldas (Rede Pró-Centro Oeste), Dr. Antonio do Carmo Neves (superintendente do SENAR MG), Dr. Kepler Euclides Filho (diretor e pesquisador da Embrapa), Dr. Eliseu Roberto de Andrade Alves (ex-presidente da Embrapa) e do professor Albino Luchiari Filho (USP).

Entre os pontos que integram esta revisão do Plano Estratégico e Operacional da FAZU está a formação dos acadêmicos da faculdade. “A ênfase na formação de profissionais de Ciências Agrárias para trabalharem na extensão pública ou privada fez com que fosse deixado de lado a formação de empresários rurais. E essa formação precisa estar presente, até porque elas não são excludentes. As universidades atualmente formam o indivíduo para ser extensionista ou pesquisador. Praticamente não oferecemos preparação nenhuma para o indivíduo se tornar empresário. E na minha visão particular acho que precisamos incorporar essa dimensão na formação do profissional de Ciências Agrárias e também estimulá-lo no sentido de ser inovador. O Agronegócio brasileiro precisa desesperadamente de profissionais com esta capacidade”, afirma o professor Fernando Curi Peres.
Após esta reunião de imersão, será realizado um treinamento interno na FAZU e, em seguida, as ações do Plano começarão a ser colocadas em prática.

Sobre a FAZU
A trajetória da FAZU está estreitamente ligada à história do Agronegócio no Brasil. Desde 1975, a faculdade localizada em Uberaba/MG, se dedica à difusão de conhecimento científico e a formação superior de profissionais que fazem o dia-a-dia deste importante setor da economia brasileira, com destaque para seus cursos de graduação de Ciências Agrárias: Zootecnia e Agronomia, procurados por estudantes de todo o Brasil e até mesmo do exterior.
A iniciativa de criar uma instituição de ensino superior capaz de formar mão de obra qualificada para auxiliar na profissionalização das atividades rurais, partiu da ABCZ, que em 06 de agosto de 1973, fundou a FUNDAGRI (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias), entidade mantenedora destinada a criar e manter cursos superiores.
Em junho de 1975, a FAZU abriu suas portas para receber seus primeiros alunos, através do curso de Zootecnia. Em 1989, a faculdade iniciou a oferta do curso de Agronomia. A partir de 1990, o campus universitário da FAZU foi instalado em uma área própria de 200 hectares, localizada no bairro Tutunas, em Uberaba.
A expansão da faculdade continuou e, a partir de 1997, graças a uma parceria inédita envolvendo a Universidade de Uberaba (Uniube), a ABCZ, a FUNDAGRI e FAZU, foi criado o curso de Medicina Veterinária, cujas disciplinas práticas e profissionalizantes são cursadas no Hospital Veterinário de Uberaba, sediado no campus da FAZU.
Em 1998, a faculdade, em parceria com a ABCZ, passou a ofertar o primeiro curso de Pós-graduação Lato Sensu em Julgamento das Raças Zebuínas. Ao longo destes quase 40 anos, a rotina da faculdade foi movimentada ainda com aulas práticas, atividades extracurriculares, visitas técnicas, eventos diversos de extensão, dias de campo, cursos de pós-graduação e inúmeras parcerias, contribuindo para a formação de milhares de profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
Atualmente, a FAZU conta com 6 cursos de graduação e tecnológicos: Agronegócios, Agronomia, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Zootecnia.


Tags: , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de: