Proibição de “rolezinho” no Shopping Uberaba é permanente


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 20 de janeiro de 2014 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques, Uberaba em foco.


  • Tweet
  • Tweet

A atuação preventiva respaldada por decisão judicial foi imprescindível para a manutenção da segurança de clientes, lojistas e colaboradores

rolezinho- shopping uberaba

Foto Rose Dutra

Os clientes tiveram a segurança garantida e permaneceram no local com tranquilidade

Aproximadamente 200 jovens tentaram invadir o Shopping Uberaba neste sábado, 18, revoltados por não terem conseguido fazer no local o chamado “rolezinho”, que em sua página na rede social Facebook, contava com quase 1,3 mil confirmações. Por volta das 20h30 houve início de tumulto próximo às cancelas da rua Ituiutaba e no momento em que muitos desferiam chutes em veículos de clientes e proferiam xingamento generalizado, uma viatura da Polícia Militar que realizava rondas no entorno se aproximou e rapidamente eles se dissiparam.  Tentativa de intimidar um cinegrafista que colhia as imagens do movimento foi frustrada pela ação rápida de seguranças.

O evento foi proibido por liminar da Justiça, obtida pelo departamento jurídico do Shopping na tarde da última sexta-feira, 17.

A gerência de Operações implementou o planejamento de ações envolvendo o direcionamento de clientes para entradas pelas avenidas Apolônio Sales e Santa Beatriz. O acesso pela avenida Barão do Rio Branco foi fechado. A liminar estipula multa de R$ 3 mil para os jovens que desrespeitarem a decisão.

Às 18h30, os seguranças iniciaram o procedimento de controlar as portarias exigindo a identificação por meio da apresentação de documentos e não permitindo a entrada de menores desacompanhados dos pais. Também no mall houve acompanhamento e os menores que chegaram antes do início da operação foram orientados para chamar seus pais para a permanência no Shopping. Oficiais de Justiça fiscalizavam o cumprimento da liminar.

A proibição do “rolezinho” no Shopping é permanente e o controle da entrada continuará por tempo indeterminado. A direção reitera que embora seja aberto ao público, o empreendimento é privado e,portanto, é dele a responsabilidade de manter a ordem e a segurança no local, que tem regimento interno composto por normas incluindo o veto a aglomerações e/ou manifestações de qualquer natureza. A medida objetiva, também, evidenciar que o Shopping é seguro e voltado para as famílias.

É importante que a sociedade e os pais se conscientizem de que a liminar visa a proteger os clientes e os jovens bem intencionados, já que o cenário nacional tem mostrado que há os que se infiltram e praticam atos infracionais variados. Além do Shopping Uberaba vários shoppings do país conseguiram liminares na Justiça para coibir os eventos e autoridades têm alertado pais e responsáveis de crianças e adolescentes que pretendem comparecer a “rolezinhos” para que fiquem atentos para os riscos que poderão advir da participação de seus filhos nas reuniões anunciadas.

Ocorrências – Ao longo da operação houve abordagem a um grupo de jovens, sendo três maiores e quatro menores, na Alameda de Serviços,  relacionados pelos oficiais de Justiça, porém,  não foram autuados porque respeitaram a orientação. Por volta das 22h, um segurança, ao acompanhar jovens orientados a sair do Shopping devido a atitudes suspeitas, sofreu tentativa de agressão. Eles foram imobilizados até a chegada da Polícia Militar. A liminar prevê que a PM deve ser acionada em caso de início de prática delituosa. Houve apreensão de drogas. Segundo o boletim da polícia, um deles é menor, o que será informado à Promotoria da Infância e da Juventude pelos oficiais.

Já passava das 22h40, quando houve abordagem a suspeitos que além de desrespeitarem o pedido de identificação passaram a agredir o segurança, quando a PM foi novamente acionada. Um deles se desvencilhou, mas não obteve êxito na tentativa de pular o alambrado.


Tags:, , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

Programa Alltech de Saúde do Úbere chega a Uberlândia
Arcebispo abençoa instalações do Mário Palmério Hospital Universitário
Cemig realiza obras na rede elétrica de Uberaba no feriado de carnaval