Prêmio Betinho – Atitude Cidadã 2013 homenageia catadores e catadoras de materiais recicláveis


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 30 de setembro de 2013 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques.


  • Tweet
  • Tweet

Nesta 6ª edição, 69 catadores (as) de materiais recicláveis e reutilizáveis, de todo o país, concorrem ao prêmio. A votação é aberta a todos, no site www.coepbrasil.org.br/premiobetinho.

Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – COEP e a Rede Mobilizadores lançaram dia 16 de setembro a sexta edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã.

Começou dia 16 de setembro o período de votação para escolha das 23 pessoas que irão receber o Prêmio Betinho 2013 – Atitude Cidadã. Nesta 6ª edição, 69 participantes concorrem ao prêmio que irá valorizar a atuação dos (as) catadores (as) de materiais recicláveis e reutilizáveis e fortalecer o direito a condições dignas de trabalho e de vida, para além da perspectiva restrita da sobrevivência.

“O eixo de atuação do COEP, no biênio 2013-2014, é o apoio aos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis.A proposta do Prêmio é dar visibilidade a estes trabalhadores e fortalecer as conquistas obtidas nos últimos anos, inclusive com a correta implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos” diz a coordenadora do Prêmio, Amélia Medeiros.

A votação é simples, feita pela internet, no site www.coepbrasil.org.br/premiobetinho. Ao votar, cada internauta terá a oportunidade de manifestar apoio à causa dos (as) catadores (as) e ressaltar a urgência da promoção de políticas públicas para a inclusão social desses trabalhadores, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

A indicação dos concorrentes é feita por integrantes da Rede COEP e entidades parceiras. Embora proponha uma votação, o maior objetivo é incentivar o votante a conhecer, valorizar e divulgar o trabalho de cada candidato.

O Prêmio Betinho – Atitude Cidadã foi criado em 2008 para homenagear o sociólogo Herbert de Souza, um dos fundadores do COEP.

O COEP

O COEP – Rede Nacional de Mobilização Social – criada em 1993 como resultado da articulação do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Com 20 anos de atuação, a Rede é uma das principais articuladoras de organizações públicas e privadas para implementação de iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Reúne, hoje, mais de 1.100 organizações e cerca de 35.000 mobilizadores. www.coepbrasil.org.br

Fonte: COEP Nacional

Candidatos do COEPMG

Neli de Souza Silva Medeiros realiza trabalhos educativos e de organização na Coopersoli (Cooperativa Solidária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Barreiro e Região), informando sobre necessidades de reestruturação e de aprimoramento das atividades dos negócios relacionados à reciclagem. Incentiva debates nas reuniões de trabalho de forma a conscientizar os cooperados para o aprimoramento dos processos e para o bem de todos. Vem atuando nos trabalhos da central das Cooperativas para facilitar a comercialização dos resíduos recicláveis. Visita as Cooperativas para desenvolver melhorias, articulação política e de comercialização. Vem Aumentando a cada dia a quantidade comercializada dos materiais recicláveis para a melhoria da renda dos cooperados. Através da Rede Sol, conseguiu alcançar resultados vantajosos, sustentáveis e coeficientes, proporcionando maior estrutura e melhor imagem da cooperativa e dos seus cooperados.

Luiz Henrique da Silva é ex morador de rua e diretor da Asmare (Associação dos catadores de papel, papelão e material reaproveitável). Membro da coordenação do Movimento Nacional de catadores e do Ciisc (Comitê interministerial de inclusão social dos catadores). Membro do conselho do Instituto Lula. Integrante da Equipe de Articulação Estadual, que tem como objetivo desenvolver ações para o desenvolvimento e fortalecimento dos catadores nos 5 Comitês Regionais do Estado. Participou da equipe de organização dos Encontros Estaduais dos Catadores de Materiais Recicláveis. Atuou como formador nas capacitações realizadas no interior do Estado. Participa da Equipe de Articulação Nacional que tem como objetivo articular Políticas Públicas e buscar garantia de melhoria de vida e trabalho dos catadores de materiais recicláveis junto ao Governo Federal. Atuou como formador nas capacitações nacionais durante o período de 2005 a 2013. Atualmente, participa da coordenação da Conferência Nacional de Resíduos Sólidos.

Madalena Duarte Rodrigues é co-fundadora e participante da Rede Cataunidos. Coordenadora do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Mobilizadora do Movimento dos Catadores de Materiais Recicláveis. Participou da fundação da Coopert (Cooperativa de Reciclagem e Trabalho), com o objetivo de gerar trabalho e renda para os catadores do lixão e para muitas pessoas que estavam desempregadas. Como presidente da cooperativa, desenvolve trabalhos de educação ambiental, com campanhas de sensibilização da população sobre a importância da coleta seletiva, com a inclusão dos catadores. Oferece capacitação em serviço, por um período de 90 dias, para pessoas indicadas pelos cooperados, com o objetivo de atender o crescimento da demanda de mercado. Ampliou a coleta seletiva na cidade de Itaúna, com uma produção média de 182 toneladas e renda média de R$ 1.350,00 por cooperado.

Participe. www.coepbrasil.org.br/premiobetinho


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

EDUCAR NOS DIAS DE HOJE
Menopausa: momento de atenção e cuidados
SOS: a saúde brasileira pede socorro