Novo sistema de Controle de Agrotóxicos está disponível no site do IMA

Esta postagem foi publicada em 10 de janeiro de 2013 e está arquivada em Agronegócios, Destaques, Notícias/Destaques, Uberaba, Uberaba em foco.



Já está disponível no site do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) -www.ima.mg.gov.br – o novo Sistema de Controle do Comércio de Agrotóxicos e Afins (Sicca). Os revendedores mineiros deverão enviar o relatório de controle de estoque referente ao 2º semestre de 2012 (1º de Julho a 31 de dezembro) a partir de 14 de janeiro. Ainda não foi estipulado o prazo final para entrega deste relatório, bem como dos anteriores ao 2º semestre de 2012.

 

O Sicca substitui o antigo Sistema de Controle Semestral de Agrotóxicos (Sisagro) e tem como objetivo monitorar o comércio e o uso de agrotóxicos em Minas Gerais, tendo por base informações que propiciem um diagnóstico sobre a realidade dessas atividades no Estado de forma mais ágil e segura.

 

Pelo antigo sistema, o procedimento era realizado de maneira mais burocrática, com a necessidade de se baixar um programa para enviar o relatório de controle de agrotóxicos. O Sicca é um software desenvolvido exclusivamente pelo IMA e proporciona relatórios mais detalhados, com dados específicos de cada município e estabelecimento comercial, o que consequentemente, garante um maior controle e confiabilidade no armazenamento das informações.

 

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, é necessário investir constantemente na modernização dos processos. “A expectativa é facilitar o repasse de dados, tornando-os mais fidedignos e detalhados para que o controle do comércio e do uso de agrotóxicos em Minas seja cada vez maiseficaz”, comenta.

 

De acordo com a legislação, todo estabelecimento que comercializa ou aplica agrotóxicos e afins no Estado deve manter a relação do estoque existente,nome comercial dos produtos, a quantidade comercializada e semestralmente remetê-las ao IMA por meio deste sistema.

 

Registro

 

O IMA fiscaliza o comércio, o armazenamento e o uso de agrotóxicos na agricultura. Portanto, todo estabelecimento comercial e prestador de serviço de aplicação de agrotóxicos no Estado tem que obter o registro, que é obrigatório. Para se registrar é necessário procurar a unidade do IIMA mais próxima ao estabelecimento comercial.

 

Atualmente, 1.033 revendas de agrotóxicos do Estado são registradas no Instituto.

 

Por se tratar de um produto tóxico para o homem, animais e meio ambiente, o agrotóxico exige cuidados especiais na sua armazenagem, comercialização e uso, podendo ser adquirido somente com a apresentação da receita agronômica, emitida por profissional legalmente habilitado.

 

 

Assessoria de Comunicação  – Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

Jornalista responsável: Letícia Bethonico Ramalho Novais

 

 

 

 

Posts Relacionados:

Pocket-Palestra com Fernando Vieira Filho
Unicef anuncia municípios mineiros que vão receber certificação internacional
Governador Anastasia lança novo mecanismo de incentivo ao esporte mineiro