Novo andar de hospital aumenta capacidade de atendimento de pacientes do SUS em Uberaba


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 15 de novembro de 2012 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques, Uberaba, Uberaba em foco.


A capacidade de atendimento do Hospital Doutor Hélio Angotti, em Uberaba, aumentou em 20%, desde a inauguração do 6° andar, em maio deste ano. Com a nova estrutura, que inclui 22 leitos, a instituição passou a realizar cirurgia de tumores cerebrais e mantém em dia o tratamento quimioterápico, hormonioterápico e radioterápico dos pacientes do município e de outras cem cidades da região que procuram atendimento.

O novo andar foi equipado com recursos do Programa de Fortalecimento e Melhoria de Qualidade dos Hospitais do SUS (Pro-Hosp) e conta com microscópio cirúrgico de alta resolução, software Eclipse usado no Planejamento Tridimensional para Radioterapia (tecnologia que permite aumentar a dose de radiação nos tumores, melhorar os resultados dos tratamentos e ao mesmo tempo, reduzir a dose de radiação que atinge os tecidos normais), bisturi elétrico, carrinhos de anestesia, entre outros equipamentos.

De acordo com a diretoria da instituição, nenhum outro hospital do SUS na região do Triângulo tem estrutura semelhante a do novo andar. Desde a inauguração, mais de 400 pacientes foram atendidos somente no andar.

A iniciativa também gerou emprego e um atendimento de maior qualidade. Novas três enfermeiras e 32 técnicos de enfermagem foram contratados. Em 2011, o Pro-Hosp investiu R$ 2 milhões no Hospital Hélio Angotti.

Pro-Hosp

Lançado em maio de 2003, pelo Governo de Minas, o Pro-Hosp tem como principais objetivos levar a saúde para mais perto do cidadão, possibilitar à população mineira atendimento hospitalar de qualidade cada vez mais próximo de sua residência, de modo a garantir que todo cidadão tenha acesso aos serviços – desde o atendimento mais simples, até a alta complexidade.

Desde sua implantação, o Pro-Hosp aumentou a oferta e a qualidade dos serviços hospitalares. Pelos investimentos em obras e equipamentos, está sendo garantida a segurança da assistência e estão sendo preenchidos os chamados “vazios assistenciais” – o que significa aumento da cobertura de procedimentos de média complexidade nos hospitais de referência nas microrregiões, e de procedimentos de média e alta complexidade nos hospitais de referência das macrorregiões.

O Pro-Hosp é uma parceria entre o Estado e os hospitais públicos e filantrópicos que integram o programa. O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, faz o repasse dos recursos às instituições mediante o cumprimento de metas e compromissos assistenciais e gerenciais.


Tags:, , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

Corrida da Saúde distribuirá R$ 6 mil em prêmios
Pecuária perde Olegário Tibery Queiroz
Entrega da Comenda da Paz Chico Xavier