Ministério Público Estadual lança em Minas Gerais a campanha “Conte até 10”


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 26 de fevereiro de 2013 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques.


A iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público busca estimular a reflexão acerca dos homicídios cometidos por impulso e por motivos fúteis em todo o país
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) irá lançar no Estado a campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que busca estimular a reflexão acerca dos homicídios cometidos por impulso e por motivos fúteis. O lançamento será na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (Avenida Álvares Cabral, 1.690), nesta terça-feira (26), às 14h.

 

A campanha já está circulando em âmbito nacional e foi desenvolvida pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ministério da Justiça (MJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
“O lançamento regional é para formalizar nossa adesão à campanha, que incita os cidadãos a manterem a calma e o controle para evitar os homicídios por impulso ou motivo fútil”, esclarece a promotora de Justiça e coordenadora regional da campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, Maria Elmira do Amaral Dick.

 

“Tais crimes acontecem com a banalização da violência e da falta de tolerância em situações como brigas em bares, no trânsito e com vizinhos. Não são premeditados. Quando as pessoas cometem, cinco minutos depois elas se arrependem e todos saem perdendo”, completa Maria Elmira.

 

A partir de um estudo relativo às motivações dos homicídios cometidos entre 2011 e 2012 em 11 estados brasileiros, as ações por impulso correspondem a mais de 50% do total dos casos. De 1980 até 2012, os homicídios por crimes fúteis aumentaram em 370% no país.

 

Para reverter este quadro, várias parcerias estão sendo firmadas em Minas Gerais para que as peças de divulgação da campanha sejam veiculadas e levem o alerta ao maior número de pessoas, inclusive aos alunos das escolas.

 

Promoção da paz
Dentre as ações previstas está o lançamento de uma cartilha educativa para introduzir o tema da violência no Ensino Médio. A partir de textos e músicas, a proposta é fazer com que o aluno também pense sobre o que a violência pode provocar dentro e fora da instituição de ensino. Essa iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, por meio do Fórum de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz).

 

“Entendemos a escola como ambiente de escolarização, socialização e proteção”, defende Maria Elmira.

 

Outra meta da iniciativa é combater a impunidade e viabilizar a investigação e julgamento dos crimes. “Mutirões de júris vão acontecer para acelerar o julgamento dos crimes contra a vida ao longo deste ano para darmos uma resposta à sociedade”, acrescenta a promotora, que ressalta que a campanha combate não só os crimes banais, mas a violência em geral, inclusive o crime organizado.

 

Campeões contra a violência

 

Para combater os crimes por impulso, a campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude” passa a mensagem de tolerância em situações de conflito, buscando chamar o cidadão à consciência sobre seu poder de evitar a violência (brigas de trânsito, entre vizinhos, em bares, etc). As peças são estreladas por atletas renomados – os campeões mundiais de MMA Anderson Silva e Junior Cigano e os judocas campeões olímpicos Leandro Guilheiro e Sarah Menezes -, que participam da iniciativa sem cobrar cachê.

 

A campanha tem vídeos, jingles de rádio, anúncios para veículos impressos e digitais, entre outras peças, que serão veiculadas na mídia nacional gratuitamente até março de 2013.

 

Também estão previstas ações educativas. Material didático sobre o tema está sendo elaborado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), para uso a partir de 2013. Peças da campanha podem ser acessadas no site oficial da campanha: www.conteate10.cnmp.gov.br.

 

 

 


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

Exposição “Pintura/Pinturas”
Mesa-redonda na Uniube discute segurança
Corrida da Saúde distribuirá R$ 6 mil em prêmios