Cursos Online na Área de Comunicação e Marketing
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa

Governo de Minas capacita gestores para a cooperação internacional


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 30 de setembro de 2013 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques.


  • Tweet
  • Tweet

Curso, pioneiro no Brasil no âmbito da administração pública, pretende potencializar as ações de internacionalização do Estado.

Minas Gerais está passando por um grande processo de internacionalização graças às politicas voltadas à projeção internacional do estado realizadas desde a última década.  Além da promoção de eventos internacionais, como a reunião da Organização Internacional do Café que ocorreu neste mês de setembro, o estado possui diversos acordos de irmandade e memorandos de entendimentos com países e organizações internacionais.

Para dar conta do volume de operações internacionais, a Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria Geral da Governadoria, está promovendo um curso intensivo, composto de quatro módulos, para capacitar gestores da administração pública direta e indireta que fazem parte da Rede de Articulação Internacional do Estado de Minas Gerais (RAI). O primeiro módulo foi realizado na quinta-feira (26/09), e contou com a participação de cerca de 50 servidores. Outros três encontros ocorrerão até dezembro, com o objetivo é potencializar as ações de internacionalização promovidas por Minas Gerais.

Para a chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Chyara Sales Pereira, a ideia do curso nasceu por dois motivos principais: a demanda dos próprios servidores públicos que atuam junto da Rede de Articulação Internacional e a lacuna de conhecimento acerca da cooperação internacional. “Percebemos a necessidade de um treinamento conceitual e prático sobre internacionalização para mostrar como fazer e qual o ganho institucional da cooperação”, esclareceu.

Chyara lembra que Minas Gerais está passando por um momento de evidência internacional e que os gestores da administração pública precisam estar preparados. “Somente neste ano tivemos 13 grandes eventos internacionais em nosso estado e participamos de outros fora do país. Além disso, temos quatro acordos de cooperação que estão em plena atividade”, completou. 

Cooperação para fortalecimento institucional

O superintendente de Financiamento ao Investimento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Bernardo Ramos Bahia, participou desse primeiro módulo. “Achei muito boa ideia o curso. Este é o momento de alinhar o que é cooperação e em que pé Minas Gerais está, porque sinto que os servidores operam sob demanda quando se trata de assuntos internacionais. O curso é o espaço para colocar essas ideias no lugar”, disse.

Acostumado a participar atividades internacionais, Bahia conta que, recentemente, teve a oportunidade de enviar um técnico de logística da Sede para conhecer as melhores práticas de transporte em Paris e Lille, e que, em novembro, irá receber uma missão francesa para discutir as ações do estado em planejamento voltado para a mobilidade urbana. “O que mais agrega na cooperação é a transferência do conhecimento. Isso não tem preço. Muitas vezes pecamos em tentar solucionar os nossos problemas sem observar o que outras regiões no mundo fizeram. É importante aprender com os outros”, afirmou.

Para Bernardo Bahia, Minas Gerais precisa desenvolver uma discussão profunda de qual é real estratégia do estado para a inserção internacional. “O curso é um ponta pé inicial para começarmos esse debate”, finaliza. 

Rede de Articulação Internacional de Minas Gerais

A Rede de Articulação Internacional foi criada em 2005 e tem entre seus objetivos a constituição de um grupo, formado por servidores públicos das próprias unidades administrativas diretas e indiretas, que seja responsável pela gestão da cooperação internacional com vistas à prática, difusão e sistematização de procedimentos homogêneos de operação junto aos atores internacionais.

A opção institucional de Minas Gerais para operação de seus programas e projetos de cooperação internacional recaiu sobre uma estrutura horizontal e descentralizada: ou seja, uma rede humana capaz de articular os setores da administração pública. Esse grupo é orientado pela Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria Geral da Governadoria com o objetivo de maximizar os ganhos decorrentes da cooperação internacional, otimizando recursos estaduais e identificando alternativas técnicas e financeiras para os Projetos Estratégicos do Governo de Minas.


Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de:

EDUCAR NOS DIAS DE HOJE
Menopausa: momento de atenção e cuidados
SOS: a saúde brasileira pede socorro