Faculdade Politécnica recebe presidente do Tribunal do Júri do TJMG para abertura do Mutirão na Comarca de Uberlândia


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 30 de July de 2014 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques.


Mutirão acontece entre 4 e 29 de agosto, na Politécnica, com objetivo de julgar o maior número de processos, e com a participação de alunos da faculdade

 Na próxima segunda-feira (04/08) o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, estará na Faculdade Politécnica, para a abertura solene do Mutirão do Tribunal do Júri, da Vara de Crimes contra a pessoa e Precatórias da comarca de Uberlândia.

O evento, que acontece pelo segundo ano consecutivo na Faculdade Politécnica, será realizado entre os dias 4 e 29 de agosto, com cinco juris diários das 8 às 17h em sessões públicas no bloco C da Faculdade. A ação será realizada para que sejam julgados o maior número de processos, cujas pronúncias foram proferidas até o mês de dezembro de 2010.

Mais do que o local para a realização dos Juris, a Politécnica oferecerá aos seus alunos a possibilidade de fazer estágio durante este Mutirão, com reconhecimento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Serão oferecidas 22 vagas para que os estagiários possam acompanhar tudo de perto, de dentro do Júri, atuando junto aos advogados como auxiliar de defesa. Além desta possibilidade, outros alunos também participarão desta ação trabalhando na organização, acompanhando e apoiando todas as situações que envolvem o  judiciário neste evento.

De acordo com o coordenador do curso de Direito, Emerson Gervásio, esta é uma oportunidade muito importante para os alunos, uma vez que a Politécnica é a única faculdade parceira desta ação. “Envolver os alunos nessa ação é primordial para que eles vivenciem na prática o que aprendem em sala. Assim oferecemos aos nossos alunos a possibilidade de presenciar e atuar em um Júri real e efetivo, por meio dessa parceria. Além disso, os estudantes que participarem serão certificados pelo Tribunal de Justiça.”, afirma o coordenador.

 

Mutirão

O Mutirão é uma ação do Projeto Novos Rumos da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG em atenção à orientação do ENASP (Estratégia Nacional de Segurança Pública e Justiça), órgão que congrega o CNJ/MJ/MP.

Há dois anos o Tribunal de Justiça designou uma juíza cooperadora para atuar na Vara de Crimes Contra a Pessoa, onde, à partir dessa data, as sessões do Tribunal do júri são realizadas diariamente, em forma de revezamento entre o juiz titular e a juíza cooperadora.

De janeiro de 2013 até o mês de setembro, foram Distribuídos 2.411 novos processos (Crimes contra a vida e Precatórias Criminais), tendo sido julgados pela Vara de Crimes Contra a Pessoa e Precatórias Criminais 95 processos, sido realizadas 579 audiências de instruções e proferidos 4.391 despachos.


Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de: