Esclarecimento Cemig sobre poda de árvores em Uberaba


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 3 de September de 2014 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques.


A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig esclarece que a manutenção da arborização urbana é uma prerrogativa das prefeituras municipais. Cabe à Cemig atuar apenas nas situações em que a arborização está em conflito com a rede elétrica, seguindo procedimento aplicado em todo o mundo, conforme orientações da Sociedade Internacional de Arboricultura (ISA – International Society of Arboriculture) e os requisitos da norma brasileira ABNT NBR 16246-1:2013 – Florestas urbanas — Manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas. 

A poda realizada em árvores das avenidas Alexandre Barbosa e Santos Dumont e em outros locais da cidade segue os critérios anteriormente citados com o propósito de conduzir o crescimento da copa das árvores para fora da rede elétrica, garantir a eficiência do sistema elétrico e a segurança da árvore. No caso da avenida Santos Dumont, além da poda direcional, como é conhecida a técnica empregada pela Cemig, profissionais da prefeitura realizaram podas adicionais nas árvores do local.

A empresa esclarece ainda que a escolha da espécie a ser plantada é de fundamental importância para o sucesso da arborização e junto às redes elétricas deve-se dar especial atenção a essa escolha para evitar problemas futuros. Algumas espécies são adequadas para o plantio próximo a redes, dentre elas: Eritrina ou Mulungu, Calistemo, Escumilha-resedá, Flamboyant mirim, Grevilha anã, Hibisco e Urucum. O Oiti, espécie plantada na avenida Santos Dumont e muito comum em Uberaba, é uma árvore de grande porte e não recomendada para locais onde há rede elétrica.

A Cemig informa ainda que está em contato com a Prefeitura para esclarecer os fatos e buscar soluções caso seja necessário, já que até o momento os trabalhos estão ocorrendo conforme os critérios acordados entre as partes.

 


Tags: , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de: