Dom Paulo Evaristo Arns é cidadão honorário de Minas


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 27 de March de 2014 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques.


O arcebispo emérito de São Paulo e cardeal protopresbítero dom Paulo Evaristo Arns é o mais novo cidadão honorário mineiro. Decreto do governador Antonio Anastasia nesse sentido foi publicado na edição desta quarta-feira (26/03), do Minas Gerais – Órgão Oficial dos Poderes do Estado, em reconhecimento às ações humanitárias e empenho do homenageado para o restabelecimento da democracia no país.

Dom Paulo Evaristo Arns nasceu em 1921 em Forquilhinha (SC). De família de imigrantes alemães, foi ordenado sacerdote em 1945. Estudou na Universidade de Sorbonne, em Paris, onde formou-se em estudos brasileiros, latinos, gregos e literatura antiga.

No Brasil, foi bispo e arcebispo de São Paulo entre os anos 1960 e 1970 e se destacou por sua luta política contra as torturas praticadas pela ditadura militar, para que documentos não fossem eliminados e também a favor do voto, nas Diretas Já. Deste esforço, nasceu o Projeto Brasil: Nunca Mais, desenvolvido por Dom Paulo Evaristo Arns em parceria com o rabino Henry Sobel e o pastor presbiteriano Jaime Wright, que sistematizou mais de um milhão de páginas contidas em processos do Superior Tribunal Militar, mostrando detalhes da repressão política no Brasil no período de 1961 a 1979.

Em 1985, o cardeal criou a Pastoral da Infância com o apoio de sua irmã Zilda Arns, que morreu no terremoto de 2010 no Haiti, onde na ocasião realizava trabalhos humanitários.

Dom Paulo participou dos dois conclaves de 1978 nos quais foram escolhidos os papas João Paulo I e João Paulo II. Em 2005, na escolha de Bento XVI, ele não votou por já ter completado os 80 anos.


Tags: , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de: