DISCURSO DE POSSE QUARTO MANDATO como presidente da Câmara


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 4 de January de 2017 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques, Uberaba, Uberaba em foco.


Saúdo com imensa satisfação a todos os senhores e senhoras, componentes da Mesa, nobres colegas, funcionários da Câmara e da Prefeitura, enfim a todos os presentes…
Ao ser reeleito vereador, pelo quarto mandato, e escolhido pelos nobres pares, por quase unanimidade, para honrosamente representar o Poder Legislativo neste primeiro biênio da nova legislatura, renovo meu compromisso de bem servir ao povo de minha terra natal.
Estou ciente de que cabe a mim assegurar a continuidade do compromisso de transformar o Poder Legislativo <Forte e competente> no centro das grandes decisões em beneficio do cidadão que aqui vive. Ao ocupar a presidência deste Poder, mais uma vez, vi em meus nobres pares, patenteada a confiança nas urnas no dia 2 de outubro.
O dever que ora me incumbem torna-me ainda mais compromissado e responsável com a coisa pública, uma vez que outorgam poderes de administração, cuja seriedade e experiência trago de minha vida particular e profissional, principalmente como delegado de polícia, presidente da Cohagra e de três mandados como vereador e, em cada um deles, presidente do Legislativo.
Venho de uma família simples e humilde, filho de um carroceiro, sem tradições políticas, mas unida e sincera, honesta e pacata. Sem os ensinamentos e exemplos que tive, eu seria um avião sem asas, um pássaro sem ninho, um céu sem estrelas, um mar sem ondas. Meus pais me ensinaram os mandamentos da vida, que são a honestidade, a humildade, a personalidade firme e sincera, o caráter e a dignidade.  Sou fruto da educação de um berço onde a palavra e moral valem mais que papel escrito.
Um nome não tem preço, tem valor.
Enfim, caminhamos muito e, mais uma vez, chegamos ao início. A vida é um eterno recomeçar. Estejam certos, a cada chegada minha à Câmara, o faço – e o farei – com o mesmo entusiasmo e determinação da primeira vez, assim como os novos colegas que estréiam na vida parlamentar.
Reafirmo que zelarei pelas funções institucionais: fiscalizadora, legislativa, julgadora e administrativa. Atuarei e defenderei os direitos do uberabense, dentro ou fora da Casa de Leis. Trabalharei juntamente aos nossos representantes estaduais e federais, na busca incessante por emendas parlamentares, e com os governos do Estado e da União para que garantam investimentos e auxílios financeiros para nossa comunidade.
A presidência da Câmara, sob meu comando, em cumprimento ao princípio democrático estará de prontidão e receptiva aos anseios da população garantindo a participação popular através da Tribuna Livre, de reuniões ordinárias convencionais e itinerantes, Escola do Legislativo, Rádio Câmara – que será inaugurada em breve – e TV Câmara Canal 61-3, promovendo o livre exercício do direito de cidadania.
Perante o nosso prefeito Paulo Piau, seu secretariado, vice-prefeito João Gilberto Ripposati, essa presidência assumirá, como de praxe, a postura de zelar pelos interesses públicos, auxiliando, acompanhado e legislando sobre assuntos que visem a atender ao uberabense.
Sabemos que o patriotismo está para a administração pública, assim como o amor está para a vida. Não é possível um ou outro viver sem ambos, pois não seria uma vida completa.
Hoje é um dia duplamente especial. Nossos objetivos foram alcançados e caminharemos juntos numa missão de desafios, ante a crise política e financeira que assola esse País, de levar aos nossos munícipes mais saúde com qualidade, mais ações voltadas à educação, esporte e lazer; garantia de acesso e atendimento aos mais carentes; adoção de políticas públicas com foco no aperfeiçoamento, capacitação e valorização de nossos servidores; ações governamentais de geração de emprego e renda; atenção às entidades filantrópicas; clubes de serviços; associações de bairros e voluntários em serviços sociais, bem como a criação de um banco de alimentos e a busca incessante de segurança pública.
Estamos numa travessia em mar revolto sem bússola e sem saber o destino a que vai chegar o nosso País. Neste novo ano, a esperança é que venha um mundo mais justo, com mais igualdade social, onde não haja preconceitos e nem corrupção, onde cada um tenha seu valor, pois todos nós somos capazes e importantes naquilo que fazemos.
Não existe ninguém maior e nem menor que ninguém. Os que se acham grandes, são pequenos; e os que se acham pequenos são grandes de espírito.
Nesse mister, espero que nesta Casa de Leis tenham, acima de tudo, vereadores preparados para assumirem suas funções voltadas para o  interesses do povo, na busca do progresso e do desenvolvimento sustentável.
Sinto-me honrado por transmitir os sentimentos de todos meus nobres colegas vereadores que estão compromissados com o povo uberabense neste ato solene. Em meu nome e em nome de cada um deles, cabe agradecer a confiança que nos foi depositada. Agradecer nossas famílias, pelo apoio total para a conquista deste mandato. À minha família, permitam-me dizer: Vocês foram os pilares e minha fortaleza nessa caminhada.
Agradecemos também aos amigos, aos cabos eleitorais e lideranças que foram os baluartes dessa campanha, nossa voz e presença nos momentos em que não podíamos estar, levando nossos nomes aos quatro cantos da cidade.
Aos meus colegas desta legislatura, espero que trabalhemos muito, não apenas para quem nos depositou o voto, mas por toda Uberaba.
Com o sentimento de nobreza do universo e com a humildade de uma gota d’ agua no oceano, concluo citando alguns mandamentos de Rui Barbosa:
“Não servir sem independência à justiça, nem quebrar da verdade ante o poder. Não colocar em perseguições ou atentados, nem pleitear pela inequidade ou imoralidade.
Não se subtrair à defesa das causas impopulares, nem à das perigosas, quando justas.
Não fazer da banca balcão, ou da ciência mercatura.
Não ser baixo com os grandes, nem arrogante com os miseráveis.
Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade.
Amar a Pátria, estremecer o próximo, guardar a fé em Deus, na verdade e no bem”.
Boa sorte e bom trabalho a todos nós. Que Deus nos acompanhe, iluminando nossos caminhos….
Muito obrigado!


Você pode gostar também de: