Denise pede programa de reciclagem de pneus em Uberaba


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 25 de May de 2017 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques, Uberaba, Uberaba em foco.


Preocupada com as questões relacionadas ao meio ambiente, a vereadora Denise da Supra (PR) sugeriu à Administração Municipal criar um programa de reciclagem de pneus usados.

De acordo com a vereadora, no Brasil, todos os anos são substituídos milhares de pneus de carros, que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma. “Como pneu não é um produto biodegradável, seu tempo de decomposição na natureza é indeterminado.  Algumas soluções criativas utilizando pneus vêm dando resultados bem satisfatórios,” disse.

Denise ressalta que em algumas praças, pneus estão sendo utilizados para cercar canteiros e/ou como vasos, “o que tem deixado áreas públicas mais bonitas e coloridas”. Para a representante do Legislativo, a proposta tem o intuito de preservar a natureza através da reciclagem desses pneus, diminuindo a quantidade desse tipo de lixo no município.

 

Números – Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos – ANIP, em 2015, foram vendidos no Brasil 71,9 milhões de pneus e descartados 45,7 milhões.

O site da Reciclanip – entidade que é parte da ANIP para coleta de unidades inservíveis destaca que de janeiro a outubro de 2016, ela coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 383,9 mil toneladas do material, quantia que equivale a 76,8 milhões de unidades de pneus de carros de passeio.  “No Brasil, os pneus inservíveis são reaproveitados de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis. Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas.”

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação

 



Você pode gostar também de: