Defesa Civil auxilia cidades atingidas pelas chuvas a preencher Plano de Resposta


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 8 de January de 2014 e está arquivada em Destaques, Notícias/Destaques.


Cedec-MG fez mutirão no Vale do Rio Doce para apoiar municípios mineiros que querem receber recursos da União.

Mais de 90 representantes de diferentes cidades afetadas pelos temporais no estado compareceram, nesta terça-feira (7), à segunda reunião de orientação promovida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), em Governador Valadares.

A ação, realizada em parceria com Secretaria Nacional de Defesa Civil, aconteceu na 8ª. Região Integrada de Segurança Pública (8ª. Risp) e contou com a participação de três técnicos da Defesa Civil estadual e dois técnicos do governo federal.

Esse é o segundo workshop desenvolvido pelo Governo do Estado para apoiar os municípios. O primeiro aconteceu no último sábado (28), também em Governador Valadares, e serviu para orientar os representantes das prefeituras sobre o procedimento necessário para ter acesso ao cartão de Pagamento de Defesa Civil (decretação de Situação de Emergência, preenchimento do Formulário de Informação de Desastre – FID e elaboração do Plano de Resposta).

Como o Ministério da Integração Nacional identificou que muitas cidades ainda tinham dúvidas sobre a elaboração do Plano de Resposta, o Governo Federal solicitou o apoio do Estado para reforçar as orientações sobre esta etapa. No encontro, os técnicos esclareceram ao grupo que o plano deve descrever os recursos emergenciais necessários para restabelecimento da normalidade.

Para o secretário executivo da Cedec-MG, tenente coronel PM Fabiano Villas Bôas, a presença dos profissionais da Secretaria Nacional de Defesa Civil é um ponto positivo para integração de ações e união de forças para assegurar o devido apoio aos municípios mineiros atingidos pelas chuvas. “Com isto, esta ação conjunta, em parceria com o governo federal, nos permite identificar as dificuldades, orientar as cidades e liberar o dinheiro para resposta e reconstrução com mais agilidade.” afirmou.


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de: