URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Culinária

Culinária nordestina
Publicado em 29/10/04


Com o sucesso da nordestina Maria do Carmo na novela Senhora do Destino, alguns internautas sugeriram que publicássemos receitas típicas como é o caso da buchada de bode, tapioca, etc.

Todas as receitas dessa página foram enviadas por Fátima Dantas, uma paraibana arretada que mesmo longe da sua terra natal, ainda mantém as tradições nordestinas.

Tapioca com recheio de frango

INGREDIENTES
(4 porções)

Tapioca
250 g de polvilho doce
500 ml de água

Recheio de frango
2 peitos de frango grande sem osso
1 litro de água
2 cubos de caldo de galinha
3 colheres (sopa) de óleo
4 dentes de alho picados
1 cebola média picada
Salsinha e cebolinha verde picadas a gosto
Sal a gosto


Purê de batatas para o acompanhamento.

Preparo da tapioca

Em uma tigela, coloque 150 g do polvilho e reserve o restante. Acrescente devagar a água, mexendo sempre. Depois de misturados, cubra a tigela com um pano ou filme plástico e deixe descansar por 5 horas. O polvilho vai se separar da água, formando uma placa "dura" no fundo da tigela. Jogue fora toda a água que sobrou sobre essa placa e misture o polvilho que estava reservado. Cubra a tigela e deixe secar por mais 5 horas. Depois desse processo, o polvilho já estará hidratado, com o formato de uma pedra. Pegue outra tigela, limpa e seca, e rale todo o polvilho solidificado. Coloque uma frigideira sobre a boca do fogão e aqueça-a em fogo alto. Disponha 3 colheres (sopa) cheias da farinha e espalhe-a pela frigideira até que tome o formato de uma panqueca. Em seguida, com a massa na frigideira, recheie a tapioca. Reserve sobre um guardanapo e repita a operação até terminar a massa.

Recheio de frango

Coloque o peito de frango na panela de pressão, com a água, o caldo de galinha e o sal. Cozinhe por 30 minutos. Depois de cozido, desfie o frango e reserve 1 xícara (chá) do caldo. Em uma frigideira, doure o alho e a cebola no óleo. Junte o frango desfiado, misture e deixe refogar um pouco. Junte a salsinha, a cebolinha e o caldo de frango que estava reservado. Misture bem e deixe cozinhar por 5 minutos.

Para finalizar recheie a tapioca com o frango, dobre e sirva com o purê de batatas e o tomate.

Atenção! Faça também a massa de tapioca e recheie com outros sabores de sua preferência. Muitas pessoas gostam da tapioca doce. Sugestão: Faça um creme com leite condensado, coco ralado e creme de leite. Fica uma delícia de sobremesa.

Buchada de bode

O que é a Buchada de bode?

As vísceras do bode são lavadas, aferventadas, cortadas, temperadas e cozidas durante horas no próprio bucho (estômago) do animal. Típico do Rio Grande do Norte.

Ingredientes para uma buchada deliciosa

1 buchada grande
1 colher (sopa) de tempero seco
1 molho de coentro
1/2 xícara de azeite de boa qualidade ou 200 g de toucinho cortado em cubinhos bem pequenos
2 cebolas grandes
2 colheres (sopa) de colorau
2 colheres (sopa) de sal
2 pimentões grandes
3 colheres (sopa) de vinagre ou suco de limão
6 limões grandes
8 dentes de alho amassados

Modo de fazer

Antes de colocar os temperos, deve-se lavar bem a buchada em água corrente, em seguida, colocar o suco de limão, misturar bem e levar ao fogo para escaldar um pouco, não deixar cozinhar de mais para não endurecer o saquinho, depois da fervura retire do fogo, limpe bem raspando com uma faca. Retirar alguns resíduos restantes e a pele da língua, quando terminar, corte bem picadinho e então coloque todos os temperos. Ponha em uma bacia grande e jogue as vísceras misturando bem, deixar tomar os temperos por algumas horas. Depois costure o saquinho até a metade, deixando uma abertura para encher, quando terminar de encher feche-o costurando com uma agulha e linha, estando os saquinhos todos prontos, leve-os ao fogo em uma panela grande com água, o suficiente para cozinhar, não esquecendo de colocar o mocotó e o restante de algumas vísceras que por ventura tenham ficado. Porções: 6 a 8

Sarapatel

Ingredientes

Sangue de porco, 1 garrafa de vinagre, 1 colher de sopa de sal, todos os miúdos de porco,tempero seco, como se usa no preparo de carne guisada, temperos verdes (tomate, coentro e cebola), 2 folhas de louro, meio quilo de banha.

Modo de Fazer

Guarde o sangue cru. Lave as tripas com limão, bem lavadas. O mesmo acontecendo comos miúdos. Corte tudo em pedacinhos. Junte tudo num caldeirão grande com bastante água e os temperos verdes e secos. Cozinhe de um dia para o outro e deixe no fogo até a hora de ser servido. Bote a banha toda, as folhas de louro. Quase na hora de tirar do fogo, quando os miúdos estiverem cozidos, ponha o sal.

Carne Seca (Jabá) com Jerimum e Macaxeira

Ingredientes

1.500g carne-seca
1 kg jerimum (Abobora)
1 kg macaxeira (Mandioca)
3 cebolas picadas
1 maço coentro picado
1 maço cebolinha picada
manteiga de garrafa a gosto
sal

Como preparar

Corte a carne-seca em pedaços de 50g, ferva três vezes e depois cozinhe até o ponto de desfiar. Coloque a manteiga de garrafa em uma panela, adicione as cebolas, o coentro e a cebolinha e misture bem. À parte, cozinhe a macaxeira e o jerimum, separadamente, com um pouco de sal.
Monte em uma travessa grande, a carne-seca no centro e a macaxeira e o jerimum nas laterais.

Galinha de Cabidela

Ingredientes
Uma galinha, de preferência gorda, seu sangue, uma cebola picada, uma colher de sopa de coentro e cebolinho bem picados, uma de banha, outra de manteiga, e sal a gosto.

Modo de preparar
Misture o sangue com duas colheres de vinagre num prato fundo, sempre batendo com um garfo. Guise a galinha aos pedaços e, quase na hora de servir, ponha o sangue e mexa bem que é para não talhar. A banha fica a seu gosto. A galinha deve ser cozinhada com pouca água, com todos os temperos.


+ Receitas