URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Culinária

A Primavera vem ai! Vamos comer flores?
Fonte: Viver Bem
Publicado em 19/08/04

A primavera também pode estar presente na culinária. São diversos pratos que ganham a beleza e o sabor de calêndulas, cambuquiras, amores-perfeitos, capuzins e até rosas. São as flores comestíveis. Você já usa no dia-a-dia flores em várias receitas, como é o caso do brócolis, a couve-flor e a alcachofra.

As flores cultivadas para decoração encontradas em floriculturas não são utilizadas na culinária. As flores comestíveis devem ser adquiridas com produtores credenciados, em supermercados ou em lojas especializadas em produtos culinários. São flores livres de agrotóxico ou tratamento químico.

Algumas espécies são tóxicas como a coroa de cristo, lírio, bico de papagaio, trombeta do inferno, espirradeira, violeta africana, crisântemo, alamanda, copo-de-leite e jasmim-manga. Por isso, todo cuidado é pouco!

Uma dica importante é, que para a utilização das flores, é necessário retirar os cabos através de uma suave compressão na região do cálice. A outra é que as flores são adicionadas às receitas depois que os ingredientes já foram ao fogo, porque as altas temperaturas comprometem suas características naturais.

Os restaurantes brasileiros gostaram tanto da utilização das flores que até criaram pratos especiais para celebrar a chegada da primavera. Alguns acharam bem interessante manter esses pratos exóticos em seu cardápio durante todo o ano.

Tipos de flores comestíveis:

Flor de Calêndula: originária da região centro sul da Europa e da Ásia, suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou como corante eficiente em muitos pratos. O miolo não é comestível.
Flor de Borago: nativa do norte da África cujas flores são freqüentemente utilizadas em saladas ou glaçadas e utilizadas em bolos e sobremesas. Deve ser sempre utilizado fresco para não perder suas propriedades.
Nastúrcio ou capuchinha: nativa do Peru, suas flores e folhas possuem um gosto picante, são riquíssimas em vitamina C e muito valorizadas pelos restaurantes finos, que servem as servem em saladas nutritivas e atraentes. Rica em vitamina C e seu sabor é picante, lembrando o do agrião.
Amor-Perfeito ou viola tricolo: nativa da Europa e Ásia Ocidental, ajuda a estimular naturalmente o metabolismo e é usado em saladas ou sobremesas.
Rosa: é rica em vitaminas e confere um aroma irresistível a todos os pratos que acompanha, sua utilização é mais presente em caldas doces.

Receitas


Couve-flor com requeijão

Ingredientes:

1 couve-flor grande, bem fechada e sem manchas / 2 copos de requeijão / 200g de salaminho em fatias e picadinho / 4 colheres de sopa de molho maionese / Noz-moscada / Pimenta-do-reino branca moída na hora / Farinha de rosca / Manteiga / Sal / Limão / Queijo parmesão ralado.

Modo de preparo: Retire as folhas da couve-flor e corte o talo bem rente ao começo de sua formação, de maneira que o legume possa ficar assentado no refratário. Coloque na panela, cubra com água quente temperada com sal e gotinhas de limão e leve ao fogo para cozinhar ao ponto (não pode amolecer). Feito isto, retire do fogo, escorra com cuidado e arrume inteira no centro de um prato refratário redondo, untado com bastante manteiga e polvilhando com farinha de rosca.
Misture bem todo o requeijão com o salaminho e a maionese. Tempere a gosto com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Com o auxílio de uma espátula, vá afastando e abrindo os galhos cuidadosamente e introduzindo entre estes porções da mistura de queijo e salaminho. Faça isto de maneira que toda a couve-flor fique recheada. Caso sobre recheio, passe por cima do legume. Polvilhe com bastante queijo ralado misturado com farinha de rosca. Salpique com manteiga e leve ao forno quente para gratinar. Sirva em seguida com arroz branco preparado na hora ou arroz com passas.

Flor de abobrinha recheada

Ingredientes:

Massa: 1 xícara de chá de farinha de trigo / 3/4 xícara de chá de cerveja / 1/4 xícara de chá de leite / 1 colher de sopa de azeite / 1 gema / Sal a gosto

Modo de preparo:

1/3 xícara de chá de atum em conserva amassado / 1/4 xícara de chá de vinagre / 2 colheres de sopa de leite / 11/2 colher de sopa de alcaparra / 18 flores de abobrinha / 10 filés de anchova pequenos em conserva / 5 fatias de pão de fôrma esmigalhadas / 2 ovos cozidos / 2 xícara de chá de óleo

Modo de preparo:

Massa:
Misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por 30 minutos.
Recheio:
Lave as flores em água corrente e seque-as com papel-toalha. Retire o pistilo. Deixe o pão de molho no vinagre por 10 minutos e depois amasse bem. Ponha a alcaparra, a anchova e o atum escorridos, o leite, os ovos amassados com um garfo e misture. Faça bolinhas e coloque uma dentro de cada flor. Aqueça bem o óleo. Mergulhe a flor na massa e frite-a até dourar. Deixe escorrer em papel-toalha e sirva quente. Rendimento: 18 unidades - Calorias: 169 por unidade