VIOLÊNCIA EM UBERABA


Por: Caio Vinícius Siqueira Vieira

Esta postagem foi publicada em 13 de March de 2014 e está arquivada em Colunas, Colunas/Colunistas.


A cada dia que se passa a cidade de Uberaba enfrenta um perigoso inimigo: A violência. Podemos definir violência como um comportamento agressivo, individual e que prejudica muito a sociedade.

Existem vários tipos de agressões e violência. Violência contra crianças, contra idosos, contra a mulher, contra o patrimônio público e inúmeras outras formas de agredir. A violência que também acontece dentro das próprias casas teve um aumento. A agressão contra as mulheres é a principal responsável por reclamações e boletins de ocorrência, uma vez que os crimes domésticos são mais praticados por homens contra as mulheres. A lei Maria da Penha é a principal lei utilizada nesses tipos de crimes.

E assim como no Brasil inteiro não é seguro nem andar a luz do dia, aqui também o medo toma conta. Os bandidos não estão respeitando mais nem a luz do sol e estão amedrontando os moradores.

Do mesmo jeito, nas principais metrópoles, o maior medo dos uberabenses são os crimes violentos. As taxas são assustadoras: cinco em cada dez uberabenses já foram vítimas de violência.

As pessoas têm medo de sair de casa.

- “Meu maior medo é sair de casa sozinha e ser assaltada e maltratada por ladrões. Eles não respeitam nem os idosos. A violência está demais”, conclui Joana D’arc, aposentada e moradora do bairro Boa Vista.

Os índices de homicídios, latrocínio e roubo subiram muito nos últimos meses. A polícia militar e os órgãos de segurança pública estão tendo um enorme trabalho para conseguir diminuir esses números em Uberaba. Uma das principais dificuldades é o aumento da taxa de criminalização.

Já não é mais seguro caminhar pelas ruas da cidade. São adolescentes, jovens, adultos e até crianças envolvidas no mundo do crime. Todos os dias as pessoas se perguntam: De quem é a culpa desse aumento da violência? Seria falta de oportunidade? Seria falta de uma boa rede de educação? Infelizmente ainda não temos essa resposta. Enquanto isso, os cidadãos de Uberaba vão convivendo com esse problema.

Mesmo com a circulação e o trabalho de viaturas e militares, os bandidos não param. Fique atento às dicas básicas da Polícia Militar que são bem importantes: - “O correto a se fazer é trancar bem a sua casa, evitar andar com objetos de valores, evitar caminhar altas horas da noite, escolher lugares movimentados e iluminados e o principal, não reagir”.

Enquanto os trabalhadores e cidadãos de bem se escondem em casa, marginais ficam soltos na rua, aterrorizando a tudo e a todos.

Se você é vítima de violência e maus tratos, ou conhece alguém que é violentado mas tem medo de denunciar, procure ajuda na polícia militar ou ligue pro 181. O disque denúncia é sigiloso e você não precisa se identificar.

 

FONTES: POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, IBGE.

Caio Vieira –  Repórter do Rio Preto Notícias (2011, 2012) (TV Rio Preto,Filial Rede Minas), Repórter e redator da AgroMais (2012) (Mais Comunicação, filial da Band) Produtor jornalístico.



Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de: