Salão Nobre da Câmara possui dois estilos de pinturas


Por: Evacira Coraspe

Esta postagem foi publicada em 24 de September de 2014 e está arquivada em Colunas, Colunas/Colunistas.


Na última coluna falei sobre os painéis pintados no Salão Nobre do Poder Legislativo de Uberaba, denominados Princesa do Sertão e Árvore do Choro. Hoje apresento mais informações sobre as duas pinturas e como elas dialogam com o ambiente.

Os painéis compõem a decoração do espaço, no entanto se caracterizam por uma pintura parietal artística, se diferenciando da pintura decorativa do restante do ambiente, por sua intenção criativa. Fica evidente para os olhares atentos  que o desejo do contratante da obra  era retratar aspectos da cultura local nos dois painéis.

Restaurador Adriano Luis de Souza, que atuou na restauração do Salão Nobre, explica: “A técnica utilizada é óleo sobre parede e as decorativas utilizam técnicas de têmpera à óleo e têmpera à cal”.

Pode-se observa Adriano, a diferença de qualidade estética entre as duas pinturas adotadas. A decorativa representa um conceito possível de reprodução, mediante catálogos oriundos da Europa, comum no período do trabalho (década de 20). A época qualificou muitos profissionais que atuam nessa especialidade.

Por sua vez a pintura artística, possui característica própria. O principal é a criação. Nesse caso necessita de talento artístico pessoal.

Fato é que os painéis exibem exuberância e seduzem os olhares. Neles predominam as cores com nuances do verde, bege, rosado e tons terrosos leves.

No Salão Nobre jornalista Evacira Coraspe com restaurador Adriano Luis de Souza

 

Jornalista Evacira Coraspe comanda o Programa Movimento no Canal Câmara (digital 61.1).
Toda sexta-feira às 15h30 no canal digital 61.1, na TV Universitária, com reapresentação na emissora, às 21 horas. Na terça-feira, às 13h30, novamente no Canal Câmara.

 



Você pode gostar também de: