Cantor Marcelo Taynara  fala do encontro da música com a alma e canta no Programa Movimento


Por: Evacira Coraspe

Esta postagem foi publicada em 14 de May de 2015 e está arquivada em Colunas, Colunas/Colunistas.


A música sempre foi concebida como oração  por nossos ancestrais, que emitiam ritmo e sons para conversar com os deuses. Por isso ela transcende não somente pela beleza dos sons, mas sobretudo comunica e eleva o espírito de quem canta e de quem ouve. Essa reflexão está inserida na entrevista do cantor de MPB – Música Popular Brasileira  e compositor Marcelo Taynara  concedida ao Programa Movimento no Canal  Câmara.

Taynara também é instrumentista consagrado  com vários CDS gravados. Participante do Projeto Dandô Circuito Dércio Marques – cantador uberabense, falecido em 2012 -, o entrevistado , ao lado do músico Cacá Sankari é anfitrião cultural do Projeto.  Ele ressalta com emoção a força da musicalidade dos integrantes de vários estados brasileiros, criando um estilo original e consciente da música de raiz. Os músicos do Projeto Dandô são recepcionados pelo ativista cultural e propagador do folclore, Gilberto Rezende.

A legislação de  direitos autorais Taynara     cuida dos seus negócios musicais, e afirmando que  a questão autoral deve ser acompanhada de perto pelos  compositores, maiores interessados no assunto.

Desde a Constituição Federal de 1891 até 1969 já falava-se em direitos autorias. Uma das pioneiras  a empreender ações nessa defesa foi a regente , compositora e pianista Chiquinha  Gonzaga.

Marcelo Taynara, natural de Conceição das Alagoas, começou a cantar aos 10 anos de idade   e tomou gosto pela música. De 2001 a 2005 morou em Belo Horizonte, ocasião em que ampliou  sua rede de contatos com  renomados cantores. Mesmo morando em Uberaba ele, regularmente, se apresenta na capital.

O cantor  encerrou a entrevista   interpretando a música

Jardim da Fantasia”, também conhecida como bem te vi, de  autoria do Paulinho Pedra Azul.  Taynara cantou essa canção no mesmo Salão Nobre, estúdio do Programa Movimento, quando o cantor mineiro, Pedra Azul recebeu o Titulo de Cidadania Uberabense.

Programa Movimento  produzido pela Comunicação da Câmara Municipal vai ao ar no Canal digital 61.3 toda sexta-feira  às 13h30 e 20 horas e na terça-feira, às 13h30.

 

Foto: Fabiano Schroden

Jornalista Evacira Coraspe comanda o Programa Movimento no Canal Câmara (digital 61.1).
Toda sexta-feira às 13h30 e às 20 horas.
Segunda-feira às 19 hs  e na terça-feira às 13h30.



Você pode gostar também de: