URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de Beleza

Depilação
Publicado em 27/08/04


O verão está chegando e pede corpos bonitos, dourados e sem pêlos. Seja qual for o método escolhido, antes de se depilar é preciso tomar alguns cuidados. Tanto as modernas técnicas à laser, que extraem o pelo por até dois anos, e a eletrólise, até as comuns ceras, cremes depilatórios e gilete, exigem produtos específicos para não agredirem a pele.

Quem optar pela depilação a laser, não deve esquecer de aplicar um creme anestésico duas horas antes do tratamento, para evitar ardências na pele, causada pelo calor do raio. A aplicação é indolor e leva meia-hora para axilas e virilhas e uma hora para pernas. Este método impede o crescimento dos pêlos por até dois anos.
O tratamento a laser é contra-indicado para a pele bronzeada, porque pode manchá-la. Além disso, como a pele fica sensível, só deverá ser exposta ao sol duas semanas após a aplicação.

Outro método bastante eficaz e mais barato que o laser é a eletrólise. A aplicação leva em média 30 minutos e é feita pêlo por pêlo, com um aparelho semelhante a uma caneta. Com uma agulha na ponta, ele emite uma descarga elétrica no bulbo do pêlo, para queimar sua raiz.

Como este é um método que deve ser realizado somente por profissionais qualificados, ele é mais indicado para buços, virilhas, axilas e sobrancelhas. Os pêlos vão enfraquecendo com o tratamento e, num prazo de até dois anos, eles podem ser eliminados ou reduzidos consideravelmente.

As ceras quentes e frias são os métodos mais utilizados para a depilação. Dentre os produtos, os mais recomendados são à base de ingredientes naturais, como ervas, mel e algas. A cera quente é a mais usada porque abre os poros e remove os pêlos com maior facilidade, funcionando como um anestésico. Já a fria provoca um pouco mais de dor. Depois desta depilação a pele precisa estar protegida do sol com um fator mínimo 15.

Já quem optar pela gilete deve usar sempre um hidrante após a raspagem dos pêlos, para evitar irritações na pele. Esse método, embora seja o mais rápido, prático e barato meio de depilação, provoca o encravamento dos pêlos com o tempo.

Classificação dos pêlos

Para a maioria das mulheres, a depilação é uma tortura feita em nome da vaidade. Antes de decidir qual é o melhor método para se livrar dos pêlos, é importante levar em consideração qual a área do corpo a ser depilada.

Os pêlos podem ser classificados em três formas:
- a penugem fina, curta e freqüentemente não pigmentada;
- o pêlo intermédio, pigmentado e mais comprido, que se situa nos braços e nas coxas;
- o pêlo terminal, comprido, espesso e pigmentado situado ao nível das axilas, do púbis e no crânio e rosto (cabelos, cílios e sobrancelhas).


Saiba tudo sobre depilação

Se antigamente o problema da depilação era quase sempre resolvido com a lâmina do marido ou de alguém lá de casa, hoje as mulheres levam o assunto mais a sério. O seu tipo de pele e pêlo, e a freqüência com que pretende repetir a operação são fatores que influenciam a escolha de um método. Faça uma revisão nos seus conhecimentos sobre o assunto, e veja se não está na hora de mudar a forma de você encarar a depilação:

Lâmina

Tem um jantar daqui a meia hora e queria usar aquele vestido novo? O problema é que não fez a depilação... Nestes momentos, a tentação de recorrer à lâmina é quase inevitável. É, sem dúvida o processo mais rápido, mas isso não o torna mais eficaz; Ao fim de poucos dias, terá os pêlos de volta.

Se você usa este método habitualmente, escolha uma lâmina desenvolvida especialmente para depilação (ressecam menos a pele) e aplique sempre um gel ou espuma para este efeito, a fim de prevenir cortes ou outros problemas na pele. Mude de lâmina com frequência, para evitar infecções e aplique sempre um creme no final. E prepare-se, porque ao fim de três ou quatro dias, você terá que repetir o processo.

Creme depilatório

Existem muitos cremes no mercado para este efeito. O melhor é experimentar vários para comparar e perceber qual é o mais indicado. Aconselha-se que, na primeira vez, aplique o creme numa zona reduzida da perna, para se certificar que não vai causar nenhuma alergia ou irritação na pele. É que alguns desses cremes têm produtos que podem se tornar um pouco agressivos, sobretudo para peles muito sensíveis. Por isso é importante que você faça primeiro um teste.

Este método é possivelmente o menos doloroso; pois, as substâncias químicas presentes nesses cremes enfraquecem os pêlos, facilitando a sua remoção. É importante que você leia e respeite as instruções de aplicação do produto. Se a indicação é para manter o creme durante dois minutos antes de iniciar a depilação, não espere cinco minutos para obter melhores resultados. Com isso, pode conseguir uma irritação na pele ou uma alergia bastante desagradável.

Depiladora elétrica

Este método pode facilitar a sua vida em alguns aspectos. Basta comprar o aparelho para se depilar quando quiser, sem hora marcada. Pode levá-lo consigo para férias e fins de semana. A depilação é mais duradoura do que com a lâmina, mas as primeiras depilações são dolorosas. Após algumas sessões estará habituada à sensação, mas este tipo de depilação não costuma resultar muito bem nas áreas mais sensíveis, como as virilhas ou axilas.

Depois de qualquer tipo de depilação, independentemente do método que você usar, deve aplicar um creme hidratante!

Cera

Se você procura um método que combine eficácia e preço, então este parece ser o mais indicado. Os pêlos demoram mais tempo a crescer e, se usado continuamente, enfraquecem. O único ponto negativo é que os pêlos não podem estar muito pequenos, caso contrário, a cera não consegue removê-los. Convém que a depilação seja realizada por uma pessoa experiente. É o suficiente para tornar o processo bem menos doloroso e mais eficaz. A cera quente consegue melhores resultados, porque o calor provoca a dilatação dos poros, o que torna a remoção dos pêlos mais fácil.

Pela incapacidade de dilatar os poros, a cera fria, apesar de eficaz, torna-se mais dolorosa. Existem sistemas de roll-on que funcionam com cera ligeiramente aquecida. O processo de utilização é sempre igual em todos os métodos de depilação com cera. Aplica-se uma banda de cera, com cerca de 10/15 cetímetros de comprimento e 5/8 centímetros de largura e retira-se num movimento único e brusco, no sentido inverso do crescimento do pêlo (ou seja, de baixo para cima). Se optar pela cera, durante cerca de um mês os pêlos não a incomodarão.

Depilação definitiva:

Laser e electrocoagulação

Quem optar por este tipo de depilação, já sabe que vai sair caro. Mas, se calcular quanto é que vai gastar em depilações ao longo da vida, conclui que até pode estar poupando gastos. Estes dois processos de depilação concretizam o sonho de se ver livre dos pêlos para sempre. Mas o fato de serem métodos definitivos, não significa que resolvam o problema de um dia para o outro...

A depilação com laser deve ser sempre realizada por um médico e requer alguns cuidados antes de iniciar o tratamento. O seu médico deverá testar a sensibilidade da sua pele, para definir o grau de intensidade do raio que vai ser usado. Regra geral, antes do início do tratamento, é aplicar um creme anestesiante para diminuir algum desconforto causado pelo laser. No final, colocam-se compressas frias e um gel calmante nas zonas depiladas.

O laser provoca uma espécie de queimadura na pele, semelhante a uma queimadura solar, que costuma desaparecer, passados dois ou três dias. O tratamento é repetido, pelo menos por mais 5 sessões, com um espaço de cerca de 2 meses entre elas. Os preços variam muito, de acordo com as áreas que se pretende depilar. A pele deve estar no seu tom natural, porque a pele bronzeada não reage bem ao tratamento a laser.

A depilação elétrica, ou electrocoagulação, só costuma ser aplicada em superfícies pequenas (buço, virilhas). Neste método, introduz-se uma pequena agulha no folículo do pêlo que, através de repetidos tratamentos, destrói a fonte de sua alimentação. Agora que você conhece todos os truques, nada a impede de conseguir umas pernas bem cuidadas e elegantes...

E nas zonas sensíveis?

As áreas mais sensíveis, de acesso difícil ou com características especiais, como o buço, braços, sobrancelhas e virilhas, requerem outro tipo de cuidados...

Pinça - Normalmente é usada para retocar a linha das sobrancelhas e outros pêlos que surgem nos locais mais inesperados. Tente arrancar o pêlo e não cortá-lo. Antes de cada utilização da pinça deve desinfectá-la, assim como a área que vai ser depilada. Também pode usar este método nas virilhas, se você tiver poucos pêlos; caso contrário, torna-se um processo bem doloroso. No final, não se esqueça de hidratar a pele.

Descoloração - Outra opção seria "disfarçá-lo", ao invés de retirá-lo. Pode aplicar este método em áreas, por exemplo, como no buço, nos braços e na barriga. Compre o produto descolorante na farmácia ou peça conselho à sua esteticista. Isto porque é importante você saber aplicar o descolorante, na dose certa, para evitar alergias ou queimaduras. Com a descoloração, os pêlos não deixam de existir, mas se tornam menos visíveis.

Leia outras Dicas de Beleza