URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de Beleza

Reconstrução de Sobrancelhas e Cílios
Fonte: Dr. marcelo Gandelman (Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Restauração Capilar)
http://www.gandelman.com
Publicado em 24/02/05

Uma pessoa calva tem a opção de permanecer calva e continua sendo considerado um ser humano normal e saudável. Por outro lado, uma pessoa sem sobrancelhas ou cílios tem uma aparência estranha, atraindo a atenção e causado desconforto às outras pessoas.A ausência das sobrancelhas e dos cílios é uma característica humilhante que afeta a auto-estima e as relações profissionais e românticas.

A cirurgia de reconstrução de sobrancelhas e cílios melhora a aparência e a auto-estima do paciente.
A ausência de sobrancelhas e cílios torna os olhos mais vulneráveis às agressões:
Sobrancelhas evitam o escorrer do suor para os olhos e os cílios, extremamente sensíveis à poeira e aos corpos estranhos, disparam os reflexos de fechamento das pálpebras poupando o globo ocular de traumatismos.

Quantas atrizes prejudicaram sua interpretação facial, incapazes de demonstrar as emoções devido às sobrancelhas imóveis após aplicação incorreta de Botox?

Todos dizem que os olhos são o espelho da alma, traduzindo com suas expressões o estado de espírito da pessoa. Acredito que na realidade são as sobrancelhas que traduzem as expressões atribuídas aos olhos, tais como surpresa, raiva, espanto e que os cílios sejam responsáveis pela beleza e sensualidade do olhar sendo antecessores dos leques japoneses e espanhóis na arte do flerte.

Já em 1914, médicos alemães reconstruíam cílios, inserindo tiras de sobrancelha ao longo da borda palpebral e os médicos japoneses já reconstruíam sobrancelhas pois no Japão e na Coréia naquela época muitos terremotos eram seguidos de incêndios causando a perda de sobrancelhas.

Outra causa muito freqüente na época era a grande ocorrência de Hanseníase (Lepra) que causava a perda de cílios e sobrancelhas.

Um hábito japonês do passado era o de se passar nitrato de prata nas pálpebras como profilaxia do Tracoma. Essa prática quando mal empregada causava também queimaduras que acabavam por resultar em cicatrizes sem sobrancelhas.

Era então uma época em que o número relativo de pessoas sem sobrancelhas era muito alto e esse tipo de cirurgia corretiva era rotineira.

Com o passar da segunda Guerra Mundial, todas as publicações em japonês sobre essas correções foram perdidas e essas técnicas foram esquecidas.

Em 1967 o Dr. Marcelo Gandelman começou a reconstruir sobrancelhas em pacientes com cicatrizes de queimaduras no Hospital das Clínicas.

Em 1995, publicou sua técnica em um capítulo no tratado Hair Transplantation editado em Nova Iorque. Isso modificou a maneira até então empregada para reconstrução estética de sobrancelhas e cílios.
Esta técnica, hoje adotada mundialmente, consiste no transplante de raízes individuais do próprio cabelo do paciente para a região das sobrancelhas ou dos cílios.

Nesses últimos anos com o aprimoramento de nossas técnicas, somos capazes de controlar a direção de cada fio.
As raízes de cabelo dão origem a fios que crescem naturalmente, porém devem ser aparados a intervalos regulares, pois o ciclo de crescimento do cabelo é maior do que das sobrancelhas e cílios.
A cirurgia é indolor, sendo realizada sob anestesia local acompanhada por leve sedação.
O paciente tem alta no mesmo dia e pode retornar para sua casa.

Hoje em dia as causas da perda de sobrancelhas são:
Doenças dermatológicas
Cicatrizes de queimaduras
O hábito de depilar as sobrancelhas
Complicações resultantes de infecção dos canais de piercing ou de tatuagens
Tricotilomania - uma mania de arrancar os fios das sobrancelhas
Doenças da Tireóide

O número de mulheres é maior que o de homens na procura desse tipo de cirurgia.
Pacientes com sobrancelhas e cílios tatuados são bons candidatos à reconstrução. A tatuagem além de não interferir na integração do enxerto, dá um background causando uma impressão de maior volume.

Hoje com o avanço e refinamento das técnicas de micro enxertos foliculares, manipulamos apenas a raiz isolada de fios de cabelo e essas raízes são enxertadas na região das sobrancelhas ou dos cílios alcançando maior naturalidade.

É importante deixar claro que as cirurgias de reconstrução de sobrancelhas podem ser efetuadas em qualquer pessoa que as tenha perdido ou que as tenha muito rarefeitas mas as reconstruções dos cílios apenas são realizadas nos casos de perda total por acidentes ou cirurgias de tumores.

Planejamento da cirurgia das sobrancelhas

Com o paciente sentado em frente a um espelho, explicamos o desenho mais comum da natureza e com a ajuda do paciente, marcamos os limites da área onde os folículos serão enxertados. Evitamos sempre desenhos glamourosos ou da moda e nos mantemos dentro dos padrões anatômicos.
O paciente é fotografado e a foto levada à sala da cirurgia e, junto ao esquema servem de modelo durante a cirurgia.

As cirurgias de sobrancelhas e cílios são feitas sob anestesia local e leve sedação.
O uso de microscópios e lupas é obrigatório nesta cirurgia.

Extração dos enxertos para Sobrancelhas

Para as sobrancelhas são colhidas unidades foliculares, isto é, raízes unitárias de cabelos do couro cabeludo: Uma elipse de aproximadamente 1x4centímetros é retirada do couro cabeludo e suas unidades foliculares são separadas ao microscópio.

Inserção dos enxertos das sobrancelhas

Incisões o mais próximo possível são feitas com uma lamina de microcirurgia.
Uma média de 120 raízes é colocada em cada sobrancelha.
O paciente tem alta sem curativo, usando óculos escuros.

Pós-operatório

Os fios começam a crescer 4 meses após a cirurgia.
O paciente deve aparar as sobrancelhas aproximadamente a cada duas semanas. Na realidade, ao invés de ser uma amolação para o paciente, todos tem o maior prazer em aparar suas sobrancelhas.
Na média de vários autores, os enxertos de sobrancelhas têm uma sobrevivência de 90 a 100%. Já os enxertos de cílios, provavelmente por serem mais manipulados, têm uma quebra de 60%.
Essa mesma técnica é empregada para aumento da densidade ou criação de bigodes, correção de falhas da barba e enxerto de pelos na região do tórax e púbis.


" Leia dicas anteriores