URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de Beleza

A eficácia dos cosméticos noturnos
Mande dicas de beleza para publicarmos aqui.
e-mail: [email protected]
Publicado em 14/10/08

Há cerca de duas décadas, o mercado da estética passou pelo ‘boom’ dos cosméticos noturnos. De fato, estes produtos realmente funcionam, pois é durante a noite que ocorre a renovação celular. Entenda como usar essa técnica em benefício de sua beleza e saiba escolher seu aliado.

“À noite, acontece a liberação de hormônios pelo corpo e as células entram em processo de recuperação. Assim, há uma melhora de fluxo sanguíneo e a pele aceita de melhor forma os produtos. Antes de dormir, é importante usar cosméticos que contenham princípios ativos hidratantes, nutritivos, firmadores ou tensores, estimuladores de colágeno, entre outros aceleradores da renovação celular”, afirma o Doutor Marcelo Bellini, dermatologista e professor da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A ação destes produtos é tanta que a maioria das empresas voltadas para o consumo de beleza chega a cobrar até o dobro dos diurnos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome cosméticos, perdendo somente para os Estados Unidos e Japão.

Seja qual for o objetivo da pessoa (hidratar, prevenir ou tratar), o efeito do tratamento pode ser potencializado se realizado à noite, melhor ainda se os tratamentos diurno e noturno forem realizados em conjunto.

Hoje em dia, as opções são bem amplas, basta saber escolher qual é o melhor princípio ativo indicado para seu objetivo e sua pele. “Como temos necessidades noturnas, é importante usar produtos específicos, pois alguns componentes são diferentes dos das fórmulas diurnas. Os produtos diurnos podem ser utilizados à noite, mas podem não apresentar tanta eficácia”, complementa o especialista.

A publicitária Anna Guedes é bastante vaidosa. Quando completou 25 anos, procurou um dermatologista para começar a tratar e prevenir as rugas. ”Na época, meu dermatologista disse que era cedo, mas mesmo assim eu quis tentar. Ele me passou um produto noturno e eu adorei! Pude continuar a usar maquiagens e cremes com FPS durante o dia, e à noite, prevenia as rugas. Foi ótimo, pois realizava dois tratamentos ao mesmo tempo”, conta a publicitária.

“Durante a noite, as pessoas conseguem usar um veículo mais cremoso e por mais tempo. Além disso, a pele não sofre agressões externas, como vento, suor, etc. O tempo de sono também influencia diretamente no produto, pois ele fica mais tempo na pele e há mais liberação de hormônios”, comenta o médico.

Durante o dia, o mais indicado é fazer bastante uso do filtro solar e da maquiagem. Já à noite, momento em que homens e mulheres estão em casa mais tranqüilos, é indicado usar produtos para a face, área dos olhos, colo e pescoço. Se estas dicas forem seguidas diariamente, aparecerão efeitos notáveis na pele, como viscosidade, hidratação, redução de inchaço e maciez. “A diferença vai ser sentida logo ao acordar. Com o uso de cosméticos utilizados regularmente durante o sono, as células da pele se tornarão mais saudáveis e resistentes aos danos do dia (sol, poluição, cigarro, entre outros)", comenta Dr. Bellini.

Antes de aplicar os cosméticos noturnos, é fundamental utilizar um leite, um gel ou mousse de limpeza para se obter uma higienização profunda a fim de adquirir uma melhor penetração dos princípios ativos durante o sono.

“Não podemos nos esquecer de que na hora de aplicar os produtos noturnos, devemos realizar movimentos de aplicação antigravitacionais, que também ajudam na estimulação da circulação (o que facilita a absorção), ou seja, na fronte do centro para a periferia, nas bochechas de baixo para cima, idem para o pescoço. Na área dos olhos, pálpebra superior de dentro para fora e inferior de fora para dentro completando um círculo”, completa o dermatologista.

Veja quais os melhores ativos para a noite:

Renovadores: Ácido retinóico; ácido glicólico e ácido mandélico; Hidratantes potentes; Ácido hialurônico; GPS; Aquaporine active; NMF e o exclusivo sistema com ação global sobre todas as manifestações do envelhecimento cutâneo, Anti-OX Night. Ele contém alta concentração de bioativos de última geração para combater a formação de radicais livres, promoverem hidratação intensa e intensificar o ciclo de reparação celular durante o sono.

Tensores e firmadores: Tensine, Raffermine, liftiline, DMAE.

Estimuladores de colágeno: Densiskin, Procollasyl, hidroxiprolisilane, Redens`in, gatuline expressions.

Nutritivos: Vitamina C, vitamina E, oligoelementos (zinco, cobre e selênio).

Antioxidantes: Chá verde, coffeeskin, melscreen, phicojuvenine.

Redutores de olheiras: Eye Contour Complex, Biophitec, ácido kójico, ácido fítico.

Redutores de inchaços da área dos olhos: Nodema, Regu-Age, Bioskin up.

Clareadores: Hidroquinona, ácido kójico, ácido fítico, licorice, algowhite, skin whitenning complex.


Helena Dias
Agência MBPress


" Leia dicas anteriores