URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de Beleza

CASPA FAVORECE QUEDA DE CABELO! NÃO É MITO, É VERDADE
Mande dicas de beleza para publicarmos aqui.
e-mail: [email protected]
Publicado em 19/05/08

Muitas pessoas sofrem de dermatite seborréica, mais popularmente conhecida como caspa. Geralmente, paira a grande dúvida: a caspa favorece ou não a queda de cabelo? O que muitos desconhecem é que ela favorece sim. "Ela pode associar-se à alopecia androgenética, acelerando a perda capilar", comenta Arthur Tykocinski, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, tem a prática voltada ao estudo e tratamento capilar.

A caspa caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. A inflamação ou irritação produz uma vermelhidão e sensibilidade no couro cabeludo, enquanto a descamação pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) à intensa, formando crostas, muitas vezes aderidas e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido.

"O stress é um dos mais importantes fatores desencadeantes desse quadro. Outro fator é o aumento do número de fungos usuais (p. Ovale) do couro", comenta o médico. Para tratar a caspa, normalmente são usados shampoos antiinflamatórios, antifúngicos, normalizadores da descamação. "O shampoo deve ser utilizado diariamente para uma eficaz remoção da oleosidade e impurezas do couro cabeludo. O ideal é lavar o couro cabeludo duas vezes seguidas com a polpa dos dedos (evitando as unhas). Para uma melhor ação, na segunda vez deve-se deixar agir por dois minutos. É recomendável usar água morna ou fria e enxaguar bem e depois secar com a toalha. Pode usar secador de cabelo morno para remover o excesso de umidade", recomenda Tykocinski.

Outro ponto a ser ressaltado é sobre dormir com cabelos molhados e o especialista em cabelo lembra: "Não se deve dormir com os cabelos molhados, nem colocar touca, boné ou capacete com o cabelo úmido, pois favorece um ambiente quente e úmido, ideal para desenvolver os fungos, que desencadeiam a dermatite seborreica. Fazer aplicações de LED (luz emitida por iodo), de luz de UVA e gomagem (uma espécie de peeling capilar) podem ser uma boa opção, pois tem ação antiinflamatória", finaliza.

Fonte:
Tykocinski Medical Group
Rua Januário Miráglia, 181 - Vila Nova Conceição – SP

 


" Leia dicas anteriores