URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de Beleza

Ativos da Beleza

Publicado em 03/03/06

Não há beleza que escape dos efeitos do envelhecimento e dos males da vida moderna. Todo cuidado é bem-vindo!

Retinol

O retinol é a forma pura da vitamina A, e pode ser encontrada em alimentos de origem animal (leite, ovos, fígado), vegetais verde-escuros e frutas amarelas. Controla a ação dos radicais livres, estimulando a produção e a regeneração das sínteses de colágeno e elastina, que dão sustentação à pele. Ameniza as rugas, linhas de expressão e outros sinais de envelhecimento causados pela ação do sol, como as manchas senis. Se for usado com freqüência, as células demoram a envelhecer, deixando a pele do rosto renovada. O ativo pode se apresentar sob variadas formas, entre elas o ácido retinóico e o palmitato de retinila. Hoje, a maioria das fórmulas e cremes de retinol tem ação anti-rugas. Em alguns casos, o ativo pode irritar levemente a pele. Caso isso ocorra, o produto deve ser associado a um hidratante.

Vitamina C

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C, apesar de ser vital para a saúde, porque atua no sistema imunológico, não é produzida pelo corpo. É preciso repor esta vitamina constantemente, seja pela alimentação, seja pelo uso de suplementos alimentares ou em cremes para a pele. Ela também estimula a síntese e a produção de melanina, clareando as manchas. Em combinação com a vitamina E, protege a pele contra os danos dos raios ultravioletas e da poluição.

Chá Verde

O chá verde é um velho conhecido da medicina chinesa que revitaliza e equilibra as funções do aparelho digestivo, proporcionando um melhor aproveitamento dos alimentos. Existem dezenas de novos produtos cosméticos explorando os benefícios desta planta. Também, não é para menos: a Camellia Sinensis, nome botânico da planta, apresenta como substâncias ativas os polifenóis, catequinas e cafeína, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores, por exemplo. Ele tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Clareia, protege e firma a pele. Age também como regulador da oleosidade no couro cabeludo, prevenindo a queda.

DMAE

O dimetilaminoetanol ou DMAE, substância presente na sardinha, no salmão e na anchova, é um dos ingredientes mais recentes da indústria de cosméticos. Diferente da maioria dos cremes antiflacidez - que atuam apenas nas camadas superficiais da pele - o DMAE atua no músculo, melhorando o tônus e a elasticidade dos tecidos. Ele aumenta a acetilcolina, substância produzida pelo organismo, responsável pela estrutura das fibras musculares, fazendo com que os músculos fiquem firmes.

Ouro

As substâncias que contêm ouro são utilizadas há muitos anos. Ótimas para hidratar a pele, porque são mineralizadoras, melhoram também o equilíbrio estrutural das células. Por isso conseguem fazer um bom trabalho para acabar com a celulite e gorduras localizadas. O ouro é encontrado nos cremes anticelulite e nas máscaras faciais para hidratação profunda.

Soja

Cremes à base de soja podem ser a solução de um problema antigo que incomoda especialmente as mulheres: as rugas. Estudos em quatro centros de pesquisa, que avaliaram o produto em aproximadamente 200 mulheres nos Estados Unidos e na África do Sul, apresentaram resultados entre 4 e 12 semanas após o início do uso do creme. Segundo os médicos, houve melhora na elasticidade, na pigmentação e ainda na textura da pele. A soja contém uma substância semelhante ao estrógeno, o hormônio feminino. Ela aumenta a produção de colágeno e elastina. De acordo com as pesquisas, a síntese de colágeno foi elevada em 60%.

Chocolate

A utilização do chocolate em tratamentos de beleza não é novidade. Há cerca de 500 anos, o povo asteca já considerava o cacau mais do que um alimento. Naquela época, sua essência já era utilizada em banhos relaxantes. Além de possuir substâncias antioxidantes, os chocolates são ricos em vitaminas B1 e importantes para o crescimento e fortalecimento dos tecidos. Também há produtos feitos à base de cacau, que são indicados no combate à gordura localizada e à celulite.

Cafeína

O acúmulo de gordura e água prejudica a circulação sangüínea e linfática, dificultando o metabolismo do organismo, favorecendo assim o aparecimento da celulite e o armazenamento maior de gordura. Infelizmente, nas mulheres essa retenção de líquidos forma a tão temida celulite. A cafeína consegue fazer com que a circulação sanguínea melhore, por isso é muito usada em cremes anticelulite.

Para maiores informações e tratamento procure sempre seu médico dermatologista.



"Leia dicas anteriores