URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Dicas de Beleza

ABC de procedimentos dermatológicos
Publicado em 21/07/06

A cirurgia dermatológica foi reconhecida oficialmente, em 2003, como área de atuação da Dermatologia pela Associação Médica Brasileira - AMB, Conselho Federal de Medicina - CFM e Comissão Nacional de Residência Médica CNRM.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica SBCD, fundada em 1988, durante a Reunião Anual dos Dermatologistas Latino-Americanos do Cone Sul - RADLA, tem como objetivo o incentivo ao ensino, estudo, aprimoramento e pesquisa na área de cirurgia dermatológica e procedimentos afins.

A SBCD atua em conjunto e concordância com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e conta atualmente é a segunda sociedade mundial de cirurgia dermatológica, com cerca de 1500 associados.

A SBCD sempre buscou a ampliação e divulgação do conhecimento em cirurgia dermatológica e, por isso, queremos lhe fornecer todas as informações sobre os procedimentos médicos e cosmiátricos desta especialização, envolvidos nos mais importantes tratamentos sejam eles estéticos ou reparatórios.

Lista de procedimentos

ÁCIDO POLI-L-LÁTICO

Ácido poli-l-lático - Sculptra® estimula produção de colágeno e provoca o efeito lifting. É um dos mais modernos tratamentos disponíveis no mercado.

BLEFAROPLASTIA (CIRURGIA DE PÁLPEBRAS)

Blefaro significa pálpebra. Blefaroplastia é uma cirurgia plástica ou estética das pálpebras que tem por finalidade remover o excesso e pele e bolsas de gordura das pálpebras superiores e/ou inferiores.

CAUTERIZAÇÃO

Tratamento de lesões cutâneas com bisturi elétrico ou ácidos promovendo destruição dos tecidos. É muito usada no caso de verrugas virais e em algumas lesões queratósicas benignas e pré-malígnas.

CIRURGIA A LASER

Aplicação de feixes de luz (raio laser) sobre a lesão para cortá-la ou vaporizar as células que a compõem. Pode ser utilizada em tratamento de câncer de pele, tatuagem, depilação definitiva, retirada de pintas, lesões vasculares, hemangiomas e muitas outras aplicações.

CIRURGIA DA UNHA ENCRAVADA

O tratamento é realizado com anestesia local e consiste na retirada parcial da unha doente. A volta do problema não é freqüente, mas pode ocorrer.

CIRURGIA DERMATOLÓGICA

Procedimentos realizados para tratamento de qualquer afecção que atinja a pele (epiderme, derme e tecido celular subcutâneo - gordura). As cirurgias incluem desde tratamentos simples como a remoção de pintas, sinais, cistos, lipomas, unhas, quelóides, cicatrizes, etc., até técnicas extremamente especializadas como cirurgias de câncer de pele, cirurgia micrográfica de MOHS, cirurgias reparadoras, transplante de cabelos e lipomodulação.

CIRURGIA MICROGRÁFICAMENTE CONTROLADA

É um tipo especial de cirurgia para retirada de tumores de pele, que realiza um exame microscópico das margens da lesão durante o ato operatório, evitando que se deixe restos de tumor no local. A técnica tem uma grande eficácia produzindo bons resultados e altas taxas de cura. É indicada para lesões recidivantes que já haviam sido retiradas anteriormente e voltaram a surgir no mesmo local, lesões com limites mal definidos, ou que se localizam em áreas delicadas como ao redor dos olhos, boca, nariz e outros locais onde seja necessária a retirada mínima de tecido sadio como margem de segurança para não gerar deformidades estéticas.

CRIOCIRURGIA

Utiliza-se o nitrogênio líquido para congelar e destruir algumas lesões cutâneas e promover uma renovação nos tecidos. Pode ser utilizada para tratamento de alguns tipos de câncer de pele e também em tratamentos estéticos.

CURETAGEM

Método que utiliza um instrumento cortante para raspar a pele e remover lesões superficiais. Pode ser associado a cauterizações químicas ou eletrocauterizações.

DEPILAÇÃO DEFINITIVA

Vários tipos de laser e aparelhos de luz pulsada são utilizados na remoção de pêlos indesejáveis. Eles promovem uma lesão térmica na raiz do pêlos. São necessárias várias aplicações para se conseguir uma depilação prolongada e, em alguns casos, definitiva.

DERMATOSCOPIA

Um exame para detecção e prevenção de câncer de pele. A dermatoscopia amplia em até 70 vezes o tamanho das pintas e as avalia usando o método ABCD (assimetria, borda, cor e tamanho). É um exame que serve para avaliar pintas e prevenir alguns tipos de câncer de pele, diferenciando as pintas benignas das lesões de risco. Sua eficiência pode chegar a 95% de precisão diagnóstica e evita retirada de pintas benignas, além de promover um documentação fotográfica que ajuda na comparação do comportamento de pintas ao longo dos anos.

DERMOABRASÃO

Esfoliação mecânica da pele utilizando lixas manuais ou elétricas para remover leões superficiais, cicatrizes, manchas e lesões pré-cancerígenas. Podem também remover alguns pigmentos de tatuagens, total ou parcialmente. Tem ação cosmética e terapêutica.

ENXERTOS E RETALHOS

É a transferência de tecidos bons para áreas que perderam a pele. Muito utilizado no fechamento de cirurgias de câncer de pele ou em queimaduras. Os enxertos podem ser de pele, músculo e até gordura (lipoenxertia).

EXCISÃO CIRÚRGICA

Corresponde à retirada da pele que contém a lesão, com margem de segurança que varia conforme o tipo de câncer. Posteriormente a pele é fechada através de pontos. Pode ser realizada em todos os tipos de câncer de pele, sendo o tratamento de escolha para o melanoma.

IMIQUIMOD

Quimioterapia tópica para verrugas e pequenos tumores de pele sem cirurgia. É usada para resolver estes problemas sem cirurgia.

LASER RESURFACING

São cirurgias executadas por luz específica (laser), que age sobre os tecidos sem necessidade de cortes como na cirurgia convencional. É um procedimento que se assemelha a uma esfoliação profunda da pele através do uso de laser, estimulando uma renovação e melhora da qualidade da pele, que fica mais clara, sedosa e firme. Normalmente essa modalidade de cirurgia é feita quando há aplicação do Laser de CO2 para o rejuvenescimento da pele e tratamento de lesões pré-cancerosas superficiais.

LASER RESURFACING NÃO ABLATIVO

Aplicação de tratamentos a laser ou luz pulsada com o objetivo de estimular o colágeno da derme promovendo rejuvenescimento da pele. A diferença é que este laser não queima a pele, pois possui um mecanismo de refrigeração fazendo o laser penetrar na derme sem queimar a pele.

LIPOSUCÇÃO TUMESCENTE

O nome tumescente se refere ao tipo de anestesia e técnica usadas neste tipo de lipoaspiração. Na lipoaspiração tumescente a anestesia é apenas local. O médico infiltra uma solução de anestésico local diluído em soro fisiológico na camada gordurosa da pele. Isso provoca um entumescimento local, contraindo vasos sanguíneos e diminuindo sangramentos e hematomas. O uso da liposucção tumescente, é indicado em lipoaspirações de pequeno porte e permite ao cirurgião dermatológico remover de forma segura e eficiente a gordura superficial e profunda com pouco ou nenhum desconforto, ausência de complicações anestésicas, recuperação mais rápida além de melhores resultados cosméticos.

MICRODERMOABRASÃO COM CRISTAIS

A microdermoabrasão é uma técnica de esfoliação não-cirúrgica, que consiste em projetar sobre a pele uma quantidade de microcristais de hidróxido de alumínio.

MICROVARIZES E TELANGIECTASIAS FACIL

O tratamento clássico das telangiectasias de face é o laser ou eletrocoagulação (popularmente conhecido como secar vasinhos). Elas também podem ser tratadas equipamentos de luz intensa pulsada.

PEELING QUÍMICO

Aplicação de substâncias químicas ácidas sobre a pele com o objetivo de remover as camadas externas da pele e estimular a renovação celular. Os peelings podem ser superficiais, médios e profundos dependendo da substância utilizada. Os peelings podem melhorar rugas finas, cicatrizes de acne, manchas, e lesões pré cancerosas.

PREENCHIMENTOS

Aplicação de substâncias na derme com a finalidade de atenuar rugas, sulco e linhas de expressão. Os materiais são implantados sob a pele e podem ser definitivos ou temporários.

PREENCHIMENTOS FACIAIS

Os preenchimentos faciais são substâncias flexíveis, que podem ser injetadas na pele para melhorar a aparência de pequenas linhas e rugas, aumentar os lábios, preencher bochechas cavadas, melhorar cicatrizes, levantar sulcos profundos e reparar várias imperfeições faciais.

QUIMIOTERAPIA

Uso de drogas citotóxicas sobre as lesões, promovendo sua destruição.

QUIMIOTERAPIA COM 5FU

A administração local do 5-fluorouracil, um agente citotóxico, pode ser empregado para tratamento de alguns tipos de câncer de pele e queratoses actínicas (lesões causadas pelo sol com potencial pré-maligno).

RADIOTERAPIA

Utilização de radiação ionizante dirigida diretamente à lesão, impedindo que as células se multipliquem. É um método muito utilizado em vários tipos de tumores.

SUBCISION NO TRATAMENTO DA CELULITE

Subcision® é a técnica cirúrgica usada para a correção de cicatrizes deprimidas (estrias e celulite), podendo ser usada em outras alterações do relevo cutâneo.

TERAPIA FOTODINÂMICA

A terapia fotodinâmica é uma opção menos nociva de tratamento para o câncer de pele que se utiliza de substâncias fotoquímicas com fins terapêuticos.

TOXINA BOTULÍNICA

Aplicação de toxina botulínica é usada para reduzir a movimentação de certos grupos musculares da face responsáveis pela formação de algumas rugas de expressão, como as rugas finas ao redor dos olhos e bocas e rugas da testa. Também é utilizado para o tratamento da hiperhidrose (aumento de sudorese em axilas, mãos e pés).

A toxina está em uso há 10 anos no Brasil com excelentes resultados.

TRANSPLANTE DE CABELOS

Técnica de enxertar folículos capilares em áreas que perderam os cabelos. A técnica de transplante de cabelos está cada vez mais moderna, promovendo uma aparência natural e ajudando homens e mulheres do mundo todo.

TRATAMENTO DE MICROVARIZES E TELANGIECTASIAS EM PERNAS

Remoção de pequenos vasos salientes (microvarizes) e telangectasias (vasinhos). Os tratamentos incluem injeções de substâncias esclerosantes, laser e micro-cirurgia de varizes.

Fonte: WMulher


"Leia dicas anteriores