URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Arte e Cultura

Cerâmica, uma das artes mais primitivas
Fonte de Pesquisa: Cerâmica Artística Daniel
Rua Felipe dos Santos, 41 - Bairro Abadia
Uberaba-MG
Reportagem: Equipe URA Online
Publicado em 06/02/04

A cerâmica é ao mesmo tempo a mais simples e a mais difícil de todas as artes. A mais simples, por ser a mais elementar; a mais difícil, por ser a mais abstrata. Historicamente, encontra-se entre as artes mais primitivas. Os vasos mais antigos que se conhecem eram modelados à mão em barro cru, tal qual era extraído da terra, e secos ao sol e ao vento. Mesmo nesse grau do seu desenvolvimento, antes de possuir escrita, literatura ou mesmo uma religião, o homem possuía já esta arte, e os vasos que então produzia ainda são capazes de nos sensibilizar por suas formas expressivas. Quando o homem descobriu o fogo e aprendeu a tornar seus vasos rijos e duradouros, quando inventou a roda e como oleiro pôde acrescentar ritmo e movimento ascensional ao seu conceito de forma, estavam presentes todos os elementos essenciais da mais abstrata de todas as formas de arte. Esta foi evoluindo desde as suas humildes origens até que, no século a . C., se tornou a arte representativa da raça mais intelectual e sensitiva que o mundo conheceu.

Hebert Read  


Cerâmica Artística Daniel

A Cerâmica Artística Daniel é uma empresa uberabense com foco voltada ao mercado inovador e comprometida com o comércio de seus produtos, processos de fabricação, qualidade, matérias primas de primeira linha.
Seu processo de fabricação é feito manualmente; Podendo oferecer a seus clientes peças com alto nível de qualidade, durabilidade, design exclusivo a preços acessíveis. Foi constituída com o propósito de produzir suas peças de barro, mostrando a qualidade e ao mesmo tempo, a simplicidade, mantendo a tradição de pai para filho, demonstrando assim um convívio constante e harmonioso, junto aos clientes e oferecendo um atendimento personalizado.
Com este objetivo a Cerâmica Artística Daniel, vem cumprindo até hoje seu trabalho, buscando sempre o aprimoramento de suas técnicas manuais. Usando matérias primas de primeira, fabrica peças com excelente durabilidade e qualidade, sendo todas as peças fabricadas no sistema artesanal, onde cada uma é passada de mão em mão até ser embalada para ser enviada a seus clientes.
Atuando no mercado, há 30 anos, a Cerâmica Artística Daniel hoje ocupa uma antiga olaria. A fábrica foi um projeto do sr. Lincoln Arantes, proprietário, que com muito trabalho e dedicação a seus clientes, fez crescer e fortalecer os negócios. Daniel, seu filho herdou o dom de administrar a cerâmica , hoje atua na mesma com dinamismo.
Procurando atender seus clientes com eficiência e rapidez e usando da criatividade e união familiar, a fábrica vem crescendo criando sempre peças com tamanhos, cores e formas diferentes fácil de mostrar seus produtos, esperando abrir novos horizontes para comercialização.
Nesta empresa, pode-se ver uma linha de produção básica em peças artesanais decorativas e utilitárias, usando como matéria prima principal o verdadeiro barro, produto de altíssima resistência, qualidade inigualável, produzindo assim peças, tais como pratos, panelas, vasos, moldados a mão, em cima de um torno que funciona tocado no pé; contou-nos o sr. Lincoln Arantes que esse torno é modelo a.C. e que ele mesmo o fabricou. Veja na foto ao lado.
Utiliza-se vários cilindros para quebrar as pedras do barro e em seguida, esse barro vai para a maromba (máquina onde se dá homogeneidade ao barro), onde sai em forma de cone, depois corta-se e molda as peças no torno e utilizando as mãos para efeitos decorativos. Feito esse processo de criação as peças são levadas ao forno, que é bem grande com temperatura elevada, feito também de barro, para queimar.
A cerâmica, possui clientes em toda a região do triângulo mineiro. Com esta filosofia, e atentos à todas inovações que o mercado vem sofrendo dentro da atual conjuntura, a cerâmica está sempre buscando atender o gosto do cliente. A Cerâmica Daniel, vem ao longo desses anos se dedicando cada vez mais na técnica decorativa.
A qualidade do barro utilizado, aliado às altas temperaturas de queima em seu forno à lenha dão um acabamento fino de alta qualidade.
Utilizam-se processos de fabricação em linha onde a segurança é uma prioridade para os funcionários.
No final de cada dia, a qualidade e acabamento de cada peça é um aprendizado, onde sempre se procuram novos métodos para melhorar e assegurar os produtos; Sendo que, são produzidas 1500 peças de 20 em 20 dias .
Artistas de Uberaba, compram o barro para fazer seus trabalhos e também o produzem no local, tendo inspiração, pois a Cerâmica Daniel tem um ambiente agradável com sua simplicidade.
O que mais nos chamou a atenção durante nossa visita foi a rapidez em que são feitas as peças e lembrando que não utilizam formas, portanto, é a verdadeira arte e o dom de criação nas mãos daqueles que ali trabalham. Não percam a chance de conhecer a Cerâmica Artística Daniel e dê asas a sua imaginação.
Veja nas fotos abaixo a seqüência de criação das peças.


Cilindro - Quebra as pedras e amassa o barro


Maromba -
Prepara o barro para ser usado.

 
O Barro é levado ao Torno

 
Daniel modelando o vaso.


Depois de modelada e decorada, a peça vai para o forno e pronto...mais uma obra de arte para apreciação de todos.


Cerâmica Artística Daniel
Rua Felipe dos Santos, 41 - Bairro Abadia
Uberaba-MG