URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Arte e cultura

Aikidô, a arte do 3º milênio

Fonte: Vanessa Gonçalves Orfanó - Sensei 3º dan
Wesley Massako - 1º Kiu (faixa marrom)
Fotos: URA Online


Alunos de Aikidô e Vanessa Orfanó

Vindo do Instituto Shimbukan de Ribeirão Preto, a Academia Shobu de Aikidô instalou-se em Uberaba há 5 anos, inicialmente com Nelson Orfanó Sensei, 4º dan de takemussu aikido, e atualmente com a supervisão de Vanessa Sensei 3º dan. Como a maioria das artes marciais, o aikido também se gradua em faixas e depois da faixa preta (shodan), a graduação é em dans. O uniforme para a prática é o dogui (kimono do mesmo modelo do judô e karatê) na cor branca. Como não existe competição nesta arte marcial, as graduações são feitas através de exames anuais, na qual o examinado executa as técnicas a mão livre, com uso de bastão (Jô) e de espada (boken). Um dos fatores essenciais durante a prática é o respeito pelo colega de treino (ukê), afinal, eles estão cedendo gentilmente o seu corpo para que possamos executar as técnicas, então sem nenhuma exceção devemos aplicar com extremo cuidado para não machucar o ukê.

As técnicas de Aikidô são, em sua maioria, baseados em torções, e por isso não é necessário o uso de força, isto torna-se uma grande vantagem para as mulheres que praticam. Não há restrição quanto a pratica, crianças, jovens, idosos, magros, gordos, altos ou baixos, qualquer um pode praticar sem dificuldades, porque a arte se adapta a estrutura física de cada um. Outro fator interessante no aikidô é a sua parte filosófica, que caminha junto a parte pratica. Em Uberaba, oficialmente ligado á FIA (Federação Intercultural de Aikido) há treinos de segunda à quinta feira em duas academias, ambas ministradas por Vanessa (sensei) no período da noite.

Vanessa (sensei), apesar de ser jovem, já tem 18 anos de prática de Aikidô, iniciando aos 9 anos de idade em Ribeirão Preto, sob a supervisão de Breno (Sensei) - 6º dan. Graduou-se faixa preta (shodan) aos 17 anos de idade, começou a ministrar os treinos aos 19 anos (após terminar seu curso superior de Processamento de Dados). Vanessa tem em seu currículo mais de 15 seminários internacionais, dentre eles com os grandes mestres Yamada (Sensei), Tammura (Sensei), Sugano (Sensei), Kobayashi (Sensei), Donavan Waite (Sensei), entre outros grandes nomes do aikidô Internacional.


Vanessa Orfanó

"Atualmente vejo o aikidô, não somente como uma arte marcial, uma defesa pessoal, mas sim, principalmente como um dos caminhos para o budô. Os praticantes buscam na arte, a harmonia, o encontro com a serenidade, o autocontrole, não apenas no tatami, durante os treinos, mas como algo permanente, que se estenda para o dia a dia de cada um." Declara Vanessa (Sensei).

"Como praticante, entendo que uma arte como o Aikidô que tem em suas raízes o caminho do guerreiro, ilustrado no modo de vida do Samurai.
Nos dias de hoje em que o ser humano busca se encontrar, em que o medo, a falta de confiança, a falta de equilíbrio emocional se faz presente em cada um de nós, praticar uma arte marcial que não produz e nem dissemina a violência e sim respeito e dignidade pelo seu companheiro, que tem em seus fundamentos o auto aperfeiçoamento e, o melhor conhecimento de si mesmo, com certeza transformará a nossa vida em uma vida mais saudável e melhor." (Weslley Massako)

.  
.  
.  
.  


Temos também praticantes que pela primeira vez estão tendo contato com o Aikido e alunos e professores que vieram de outras artes marcias como Karatê, Kung Fu, Judô, Jiu Jitsu, sendo que estes praticantes buscavam não somente uma forma de defesa pessoal, mas um melhor condicionamento físico e mental, saber equilibrar o conhecimento já existente e, direcionar seus conhecimentos para um propósito maior dentro do universo marcial. Enfim descobrir o caminho do guerreiro moderno, conhecer a arte e a marcialidade, e com a soma das duas fazer nascer uma arte marcial, em todo o seu esplendor, voltada para o crescimento físico, mental, e espiritual, formando assim um ser humano melhor. Especialmente em Uberaba, os praticantes são formados por homens e mulheres de 10 a 55 anos, entre eles há médicos, dentistas, engenheiros, advogados, empresários, publicitários e estudantes. Embora a faixa etária e as profissões sejam bem amplas entre os praticantes, há entre eles um objetivo comum: O encontro com a harmonia e a busca pelo buguei!

Locais de treino:
Instituto Tradicional de Artes Marciais - ITAM
Av: Leopoldino de Oliveira, Nº 2211 (acima do Sacolão Real)
Dias: segundas e quartas feiras
Horário: 20hs às 21:30hs

Academia Raia4
Av: Dona Maria Santana Borges (ao lado do Bar da Porteira)
Dias: Terças e quintas feiras
Horário: 20:15hs às 21:45hs



O Site URA Online faz a sua parte divulgando os talentos de Uberaba. Sigam nosso exemplo!!!