URASeções
  Ação Social

  Agenda Mensal

  Colunas & Colunistas

  Arte/Cultura

  Culinária

  Dicas de Beleza

  Especial

  Eventos

  Horóscopo

  Moda/Tendências

  Notícias/Destaques

  Saúde

  URA-Divulga

 URAServiços

  Agência de Viagem

  Artesanato

  Ateliê

  Cabeleireiros

  Cartões

  Clínica Veterinária

  Cursos

  Dentista

  Diversão

  Escolas

  Fotografia

  Imóveis

  Informática

  Jornais

  Locadoras

  Moda/lojas

  Molduras

  Hotel/Pousada

  Pneus

  Projeto Cultural

  Supermercado

  Telefonia

  Terapeutas
 URATempo
 Cotações
   * Dólar
   * Índice
   * Juros

 CURRÍCULOS


Principal |  Uberaba em Foco | Boletim URA Online Anuncie!
 

Seções » Arte e Cultura

Por Rose Dutra
e-mail: [email protected]

American Classic PUB abre espaço para talento

Foto Rose Dutra

American Classic PUB tem choperia, música ao vivo e pista de dança

Mais um point para curtir a noite de Uberaba, American Classic PUB, abre suas portas nesta terça-feira (1º de setembro), a partir das 17h, na rua Artur Machado, 1175. Os sócios, o empresário Marco Antônio da Silva e o jornalista Ricardo Oliveira Barbosa, conseguiram reunir no mesmo espaço várias opções de entretenimento superqualificado. Chope geladíssimo e deliciosas opções de cardápio estão na choperia, primeiro ambiente. No segundo, apresentações de música ao vivo nos estilos rock, pop rock, surf music, reggae, blues, jazz e MPB, que serão abertas amanhã, por Valdemar Weitzel e Banda, com canções de bandas americanas, seguidos da equipe de som Sidney Venâncio. No terceiro ambiente, a pista de dança, já que após a 1h30 da manhã, o foco são antenados DJs, como Julinho Oliveira, que comanda o line-up no dia 3, após show da Banda Contatto. Antes, no dia 2, será a Noite do Rock Clássico, com Douglas Oliveira (guitarra) e Josué de Sousa (sax, teclado), mais DJ Paulinho.  Na sexta-feira, dia 4, será a vez da banda O`ahu, seguida pelo DJ/VJ Renato Carneiro. Fecha a primeira semana, a V8 Rock Band, de Uberlândia, fazendo Creedence e muito mais. O American Classic PUB receberá, também, expressões e exposições culturais da mais alta qualidade, provenientes de artistas genuinamente uberabenses e outros.

 Lançamento de Portuguesia valoriza poetas uberabenses

Jorge Alberto Nabut, Nicolas Ranieri e Wilmar Silva, durante lançamento de Portuguesia

A antologia Portuguesia, coordenada pelo poeta Wilmar Silva, contendo poemas de poetas de Minas Gerais, Portugal e Guiné Bissau, entre eles os uberabenses Jorge Alberto Nabut, Guido Bilharinho e Nicolas Ranieri Morais Pessoa, foi lançada em Uberaba, na semana passada, no anfiteatro A da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que apoiou o lançamento por meio do curso de Letras da instituição. Wilmar comandou a solenidade e foi emocionante para a plateia - onde estava também a presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, Terezinha Hueb de Menezes -, assistir à declamação dos poemas pelos próprios autores. Os três de Uberaba compuseram a mesa e leram pessoalmente, os demais foram assistidos por meio de um vídeo dos mais elogiáveis.

Nabut estava irreconhecível no palco ao declamar seus poemas incluindo na interpretação uma declamação sonora e teatral com extrema harmonia. Um canto que não era um canto, mas a emoção aflorada em sons acompanhando a escrita. Nicolas Ranieri, um jovem de incomum capacidade de encontrar nas palavras significados diversos, também declamou de forma sonora e deixou surpresos muitos que ainda não conheciam suas obras. Fechando a declamação, Guido Bilharinho, que além de poeta, é fã da poesia e de seus autores, fez um relato cronológico em Uberaba da poesia, que para ele é arte e arte é produção de beleza. Destacou que para uma cidade ter uma antologia é preciso percorrer um longo caminho. Lembrou que já na década de 60 se sobressaíam com a poesia de vanguarda os poetas Jorge Nabut e Xico Chaves. Na década de 70 surgiam fazendo uma poesia construtivista, Terezinha Hueb e José Humberto S. Henriques. Para falar da importância de Portuguesia, Guido resume com uma frase do poeta português  Fernando Pessoa: ?Minha Pátria é minha língua!?

Filme instiga jovens a ler

"Escritores da Liberdade". (Freedom Writers, EUA, 2007) é o único filme dessa categoria que incentiva os alunos a lerem literatura, ponto de partida para testar a vocação de cada um para escrever dede um diário sobre o cotidiano trágico de suas vidas até uma poesia hip hop ou um livro de ficção. Tendo como moderadora a mestre em Educação que desenvolve ações educacionais  (históricas e culturais) no Arquivo público de Uberaba, professora Marise Soares Diniz, o filme será exibido, com entrada franca,  no dia 12 de setembro, às 19h30, no Salão Nobre da OAB/Uberaba, seguido de debate.   

Seis DJs fazem a melhor trilha da Festa a Fantasia

Foto Divulgação

Dj Ale Rauen vem com tudo para ferver na Festa a Fantasia, dia 19, na Casa do Folclore

A Festa a Fantasia 2009, em Uberaba, está confirmada para o dia 19 de setembro (sábado), na Casa do Folclore, a partir das 23h. Os DJs Luca di Napoli, Ale Rauen (foto), Dj revelação no ano passado e que tem conquistado a galera inclusive internacional com seu talento no line-up,  Juliana, Renato Carneiro, Fabiano e Julinho Oliveira  vão causar comandando as sonzeira com o que há de mais moderno no cenário eletrônico. Mais informações, ligue 3312 1947 ou acesse www.proeventos.com.br. A noite em que deusas e faraós se encontram ninguém vai querer perder.

 Leia e Passe Adiante festeja 10 anos

O Projeto Leia e Passe Adiante festejou na semana passada, quatro novidades que estimulam a autora, a doutora Vânia Resende (a primeira à esquerda, acompanhada de Ziraldo e amigas) e seus seguidores: os dez anos de criação do projeto, o prêmio recebido pelo Ministério da Cultura, a apresentação da nova marca e o lançamento do site, na Biblioteca Dora Sivieri, na Fazu-Faculdades Associadas de Uberaba, às 19h, com a presença da coordenadora do Núcleo-Polo do projeto, professora Kátia Capucci Fabre.  

Novo Século vai lançar audiolivro de Eliana

A escritora Eliana Barbosa e a editora Novo Século estão na maior expectativa. É que, em setembro, será lançada a versão em audiolivro do título ?Acordando para Vida?, que virá também com nova capa, prefácio e novos capítulos. Uma edição atualizada da obra que tem tido excelente aceitação em todo o país.

Acadêmica da ALTM lança livro em Goiânia

 

O lançamento do livro Narco-Íris, de autoria da acadêmica da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), Consuelo Rezende, na sede da União Brasileira dos Escritores (UBE-Seção Goiás), em Goiânia (GO), foi prestigiado pelo acadêmico Edmar que representou a ALTM, acompanhado de sua esposa. Também compareceu à cerimônia, o presidente da UBE, Edival Lourenço, que fez a apresentação do livro de Consuelo.

Jean-Luc Thomas toca no TEU

O recital do flautista Jean-Luc Thomas, músico autodidata e que fez parte da primeira geração de flautistas que incorporou o instrumento aos grupos de ?Festoù-noz? (música para as danças em círculos dos bretões),  no dia 4 de setembro, às 20h, no TEU-Teatro Experimental de Uberaba, com entrada franca, é uma excelente oportunidade para ouvir e apreciar a música celta, relembrando as civilizações esquecidas, entre elas os "Drúidas". Este projeto faz parte da programação do Ano da França no Brasil e a vinda dele é patrocinada pelo governo francês. O convite é assinado pelo músico Cacá Perez,  atual diretor da ONG TEU.

Recital visita óperas e musicais

Alexandre (foto) e Hélio Siqueira cantarão tendo Dayana dos Santos ao piano

O espetáculo Árias e Canções ? canto e piano, que terá início às  20h, no dia 18 de setembro, com Alexandre de Oliveira e Hélio Siqueira, tendo ao piano Dayana dos Santos, é programa imperdível, na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc), na rua Ricardo Misson, com apoio da Fundação  do Cultural de Uberaba. O recital de canto vai contar com trechos de óperas e musicais. Não dá pra perder.

Hélio Siqueira, além de artista plástico, possui grande experiência com o canto e foi aluno de professores como Arahilda Gomes, Aparecida Garcia e Edmar Ferretti, além de participar de duas óperas com o coral da Universidade Federal de Uberlândia.

Alexandre de Oliveira é dotado de grande habilidade com a voz, além de possuir significativas experiências com o canto coral, tendo trabalhado nos EUA na formação de vários coros.

Dayana dos Santos é  uma jovem pianista com uma notável habilidade instrumental e depositária de um dom natural e que raramente é encontrado entre os músicos, que é o ouvido absoluto. Canções como  ?O marenariello? e ? Torna Surriento? e mesmo árias como ?Recondita Harmonia? e ?E lucevan le stele?, serão destaques do recital, além das surpresas que os cantores reservarão para divulgar no programa.

LÍNGUA AFIADA

Chamei-o e "o mesmo" não atendeu. Erra quem emprega o mesmo no lugar de pronome ou substantivo. O correto é Chamei-o e ele não atendeu. Fique atento!

FERVEÇÃO 

DIA 31 DE AGOSTO ? SEGUNDA-FEIRA

Foto Rose Dutra


Josué de Souza e Banda

21h ? Choperia Archimedes

DIA 1º DE SETEMBRO ? TERÇA-FEIRA

Foto Rose Dutra

Valdemar Weitzel

21h ? American Classic PUB

Banda Xote Xique

21h ? Central Pub

DIA 2 DE SETEMBRO ? QUARTA-FEIRA      
Foto Rose Dutra

Douglas (foto) e Josué + DJ Paulinho

21h ? American Classic PUB

DIA 3 DE SETEMBRO ? QUINTA-FEIRA

Emerson (foto), Pedro Amui e Limão

21h ? Choperia Archimedes

Natty Zattos  e Aulete Maia

21h - Markinho´s Vídeo Bar (MVB)
Joyce e Banda
21h ? Central Pub

Banda Contatto + DJ Julinho Oliveira

21h ? American Classic PUB