Mono-Blocos apresenta-se em Uberaba nesta sábado (07)


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 4 de December de 2013 e está arquivada em Arte & Cultura.


Após apresentações em Viçosa e Belo Horizonte no último fim de semana, integrantes de projeto patrocinado pela Petrobras retornam ao Triângulo Mineiro para apresentações de Dança. 

mono-blocos

Após um ano de atividades, os integrantes do projeto Mono-Blocos – Ocupação, Ação e Interação na Praça, coordenado pelo artista mineiro Vanilton Lakka e patrocinado pela Petrobras, deram início às apresentações, como resultado das experimentações realizadas em mais de 100 praças públicas.

Assim, recentemente apresentaram-se em Natal (PE), Brasília (DF), Aracaju (SE), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Santos (SP), Viçosa (MG), Belo Horizonte (MG) e Uberlândia (MG).

Neste sábado (07), é a vez de Uberaba (MG) receber na Praça Rui Barbosa o Projeto, que propõe reflexões sobre dança contemporânea e ocupação do espaço público.

De acordo com idealizador do Projeto, durante apresentação, os intérpretes não estarão ancorados em estruturas coreográficas rígidas ou de livre improvisação. “O estabelecimento de algumas regras pressiona-os a realizar tomadas de decisão baseadas na lógica de jogos, que objetiva gerar uma relação de instabilidade na cena construída”, explica.

Outro diferencial da intervenção proposta é a interação com o público através de adesivos “QR Code”, que podem ser acessados pelas câmeras dos celulares.  “O público será convidado a explorar a praça, acessando os códigos com o celular e descobrindo para qual lugar será levado, participando do jogo proposto pelo espetáculo”, detalha Lakka.

Oficina gratuita

No mesmo dia, às 16h, haverá oficina gratuita no Teatro Experimental de Uberaba. Intitulada “Sugestões para uma cidade habitar um corpo”, a oficina parte do histórico do criador-intérprete Lakka e sua vivência nos universos da Dança de Rua, Dança Contemporânea e Parkour. “A partir da seleção de alguns princípios técnicos corporais, iremos propor aos participantes a seguinte organização: trabalho de solo, técnicas de suspensão e lançamentos”, conta Lakka. Interessados devem fazer inscrições no local com 30 minutos de antecedência à oficina.

Vanilton Lakka

Premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (2005), é bacharel em Ciências Sociais e membro da RSD (Rede Sudamericana de Danza). Há 16 anos, atuando como intérprete e criador em diálogo com questões presentes no universo da Dança Contemporânea, nunca fez uso de termos como Cia, grupo, coletivo, equipe ou qualquer outro que possa sugerir existência de organismo associativo. Porém, sua produção é marcada pelo constante diálogo com artistas colaboradores de maneira a denunciar a existência de um núcleo, uma célula matriz. Mono-Blocos foi criado a partir dessa lógica, a partir do encontro.

Saiba mais: www.mono-blocos.blogspot.com.br e www.lakka.com.br


Tags: , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de: