Estandarte Cia. de Teatro apresenta espetáculo gratuito em Uberaba


Por: UraOnline

Esta postagem foi publicada em 2 de January de 2014 e está arquivada em Arte & Cultura.


A Estandarte Cia. de Teatro traz à Uberaba, nos dias 03, 04 e 05 de Janeiro, às 17h, na Praça Comendador Quintino (Praça do Grupo Brasil) o espetáculo “O Causo de Geraldo ou A Infinita História de Amor em 7 Noites de Lua Cheia”. A entrada é gratuita.

Estandarte-Cia.-de-Teatro-credito-Biel-Machado

Foto: BIEL MACHADO

Protagonizado pelo ator Gustavo Pacheco e com direção de Marcelino Xibil, o espetáculo narra a epopeia de amor de Geraldo Lopes por sua cabocla Nadirinha e dos fabulosos acontecimentos em torno desta paixão. Geraldo, o personagem principal desta história é um viajante, do interior de Minas, que anda pelo mundo das Gerais ouvindo histórias e contando suas proezas.

A peça abrange o universo da tradição oral tão comum em todo o território do estado de Minas Gerais e seus causos, a partir de uma extensa pesquisa realizada na pequena cidade de São Miguel do Anta, região da Zona da Mata Mineira. Com a música permeando a cena, “Causo de Geraldo” dialoga ainda com aquilo que muitas pessoas caracterizam por mineiridade, ao prezar pela simplicidade de quem côa um café, a maestria de quem doma um “chucro”, a delicadeza de quem lapida um cristal e a sabedoria de quem dá uma benção.

“Minas Gerais não é só serra e montanha, ouro ou diamante. Acima de tudo, Minas Gerais, é o mineiro e cada mineiro cria sua própria Minas Gerais, através de suas histórias”, comenta o ator uberabense Gustavo Pacheco que após 10 anos de sua saída para estudar na Universidade Federal de Ouro Preto, onde se formou em interpretação teatral. O ator conta ainda que é com muita alegria retorna à cidade para se apresentar, justamente na praça da escola onde estudou durante a infância. “A Praça do Grupo Brasil foi onde iniciei minha história com as artes cênicas, onde dei início aos primeiros ensaios de minha vida”, lembra.

Estandarte Cia. de Teatro

Atuando desde 2005, foi criada pelos atores Didito Camillo, Gustavo Pacheco e Marcelino Xibil. Tem como fonte de inspiração e pesquisa as manifestações artísticas de rua como o teatro mambembe, a música e as formas populares de comunicação e expressão. Vem se apresentando e produzindo eventos e espetáculos por todo o Brasil a exemplo de O Pescador Mentiroso, Causos de Brasêro, O Causo de Geraldo, Futebol de Perna de Páu e o show Jarcubas e Mocotós. Foi agraciada por diversas vezes com o Prêmio Funarte de Cultura.

Estandarte-Cia.-de-Teatro

Foto: BIEL MACHADO


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Você pode gostar também de: